segunda-feira, 21/01/2019
Ensino Fundamental

Fábricas de Cultura têm programação especial durante aniversário de São Paulo (25)

Unidades da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa vão oferecer atividades com música, história e curiosidades

Na próxima sexta-feira, 25 de janeiro, o aniversário de São Paulo será comemorado com diversas atividades culturais pela cidade. Para aproveitar o final das férias escolares ao lado de toda família, as Fábricas de Cultura organizaram programações especiais para a data. Confira:

Fábrica de Cultura Jardim São Luís 

Localizada na zona sul, a unidade receberá o Encontro Anual de Dança, das 14h às 20h. A proposta do evento “Da ponte pra cá, nós dança” – cujo nome é uma homenagem à música “Da ponte pra cá”, do grupo de rap Racionais MC’s – é reunir os grupos das periferias da zona sul de São Paulo para trocar experiências e vivências, por meio de workshops, rodas de conversa e batalhas de dança. 

Serviço

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Telefone: (11) 5510-5530
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/jardim-sao-luis/
 

Fábrica de Cultura Vila Curuçá 

Às 10h30 e às 15h30, o aniversário de 465 anos de São Paulo será comemorado com a “Leitura Pública: Zé Carioca no Pacaembu”. A atividade convidará o público a conhecer a história em que Walt Disney mostra o Malandro Zé Carioca no Estádio do Pacaembu, por meio da leitura da HQ “Os Dribles do Papagaio”.  

Na sequência, serão apresentados a um tour virtual em que poderão conferir em 360º o estádio do Pacaembu e participar de uma roda de conversa sobre possibilidades de passeios em pontos turísticos da capital.  

Serviço

Endereço: Rua Pedra Dourada, 65 – Próximo a Avenida Nordestina (altura do nº 5800)
Telefone: (11) 2016-3316
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 09h às 17h, sábados, domingos e feriados das 9h às 17h
Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade
http://www.fabricadecultura.org.br/vilacuruca/ 

Fábrica de Cultura Sapopemba 

A atividade “Curiosidades Paulistanas” acontece às 11h e às 15h. A iniciativa irá propor aos participantes que pesquisem sobre as mais divertidas e diferentes curiosidades sobre a cidade de São Paulo e compartilhem as descobertas com todo o público. 

Serviço

Endereço: Rua Augustin Luberti, 300 (esquina com a rua André Thevet, atrás do Batalhão da Polícia Militar)
Telefone: (11) 2012-5803
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 09h às 17h; sábados, domingos e feriados das 9h às 17h
Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade
http://www.fabricadecultura.org.br/sapopemba/ 

Fábrica de Cultura Itaim Paulista  

Às 15h, a oficina “Stencil e suas formas” convidará os visitantes a conhecer a utilização do Stencil na arte urbana, além de participarem de uma oficina de criação em que cada participante fará seu próprio Stencil. Para a atividade, será utilizado como ponto de partida o livro “Banksy Wall and Piece”, além de outros livros do acervo. 

Serviço

Rua Estudantes da China, nº 500
Telefone: (11) 2025-1991
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 09h às 17h; sábados, domingos e feriados das 9h às 17h;
Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade;
http://www.fabricadecultura.org.br/itaimpaulista/
 

Fábrica de Cultura Parque Belém 

A unidade vai homenagear a cidade apresentando a “Leitura Mediada: Avenida Paulista”, às 10h e às 15h, sobre a história de uma das vias mais importante do mundo. Nesta mediação, será utilizado o livro “Av. Paulista”, de Luiz Gê. 

Serviço

Complexo do Parque Belém na Av. Celso Garcia, nº 2.231 – Portaria 1 ou Rua Nelson Cruz – Portaria 2, na altura do nº 2.200 da Av. Celso Garcia
Telefone: (11) 2618-3447
Funcionamento: de 3ª a 6ª feira das 09h às 17h; sábados, domingos e feriados das 9h às 17h;
http://www.fabricadecultura.org.br/parquebelem/ 

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes 

“Atividade de Internet: Aniversário da Cidade de São Paulo” acontece às 11h e às 15h e vai mostrar o antes e depois dos maiores pontos turísticos da cidade e contextualizar suas histórias enquanto as imagens são analisadas. Por fim, será realizada uma gincana com curiosidades sobre São Paulo. 

Serviço

Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 (antiga Rua Coração Sertanejo), esquina com a Rua Indira Ghandi.
Telefone: (11) 2556-3624
Funcionamento: de 3ª a 6ª feira das 09h às 17h; sábados, domingos e feriados das 9h às 17h;
Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade;
http://www.fabricadecultura.org.br/cidadetiradentes/

Sobre as Fábricas de Cultura

Além de programações especiais, as unidades oferecem oportunidades de transformação através da arte para os moradores de diferentes regiões da capital durante o ano todo. Por meio delas, o publico conta com atividades e cursos em áreas como música, dança, teatro, circo, foto, vídeo, desenho, grafite, entre outros.

“As Fábricas oferecem cursos bons, difíceis de achar, e de graça”, relata Guilherme Farias, aluno de uma das unidades do programa.

Um dos exemplos de transformação que contou com auxílio da Fábrica de Cultura é o de Weslley de Jesus Araujo, monitor da unidade da Brasilândia. O jovem, nascido e criado na região, conta que a sua história com o local começou ao participar de um ateliê de violão.

“Elaborei o meu currículo na Fábrica para alguns processos seletivos e iniciei as atividades aqui como Jovem Aprendiz. Recebi o convite para participar da seleção de monitor e fui aprovado”, explica o monitor.

Ao todo, as Fábricas de Cultura das zonas sul e norte ofereceram mais de 10 mil atividades anuais para cerca de 810 mil pessoas.