• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/08/2018
Boas Práticas

Famílias próximas das escolas garantem benefícios à comunidade

Programa Escola da Família também incetiva a participação dos moradores a cuidarem do ambiente escolar

A aproximação entre alunos, pais e funcionários dentro de uma escola promove muitos benefícios à comunidade. É por isso que muitas unidades da rede de ensino paulista estiveram empenhadas nos últimos anos em torná-los protagonistas do ambiente escolar.

Desde 2003, o programa Escola da Família, da Secretaria de Estado da Educação, abre as portas aos finais de semana das unidades estaduais para receber as famílias que moram no entorno. O intuito é promover oficinas gratuitas de esporte, cultura e saúde. Atualmente, São Paulo conta com 2.238 escolas que oferecem o serviço e mais de 10 mil bolsas são distribuídas para que universitários façam o atendimento.

Pensando nisso, essa interação com a escola faz com que o espaço se torne um ambiente público e de grande importância aos moradores. No município de Franca, por exemplo, o prédio da E.E. Angelo Scarabucci tem 60 anos e já foi vandalizado inúmeras vezes. Com a aproximação das famílias, o número de ocorrências diminui significativamente.

“Os pais começaram a se sentir mais acolhidos e a sentir prazer em estar na escola. Hoje em dia, 70% da comunidade está presente nas reuniões escolares e eventos”, explica a vice-diretora da unidade, Milene de Lima Norinho.

Em Taboão da Serra, a comunidade também se organizou para cuidar do prédio. Estudantes da E.E. Maria Nélida foram mobilizados pelo ex-aluno e morador da região, Emerson Ferreira, a pintar os muros da unidade.

A iniciativa, no entanto, foi mais além: a comunidade contribuiu na limpeza e revitalização de áreas inutilizadas, permitindo a criação de um espaço de leitura ao ar livre. “Tenho desejo de mostrar às pessoas que assumir a responsabilidade pelos espaços públicos melhora suas próprias vidas”, ressalta Ferreira.

Seja por meio do programa do Estado ou da livre espontânea vontade, a comunidade escolar precisa cada vez mais trazer as famílias para perto. Isso, sem dúvida, permite que todos se sintam donos do espaço e exijam os melhores cuidados com o local.