Levantamento da Secretaria da Educação do Estado aponta que os grupos de fanfarras presentes nas escolas estaduais reúnem 55,7 mil alunos. Os estudantes, com coordenação e supervisão, ensaiam com os instrumentos e fazem apresentações que visam fortalecer o trabalho em equipe, a disciplina e também o acesso aos conceitos musicais, como ritmo e sonoridade.
Dos 1.057 grupos existentes, 125 estão na capital e o restante nas cidades do interior e na Grande São Paulo. Cada escola fica responsável por elaborar o cronograma de ensaios, levando em conta o número e a disponibilidade dos participantes.
“As atividades que complementam o aprendizado agregam ainda mais qualidade ao ambiente escolar. O objetivo é que os grupos atuem como aliados do ensino e que contribuam para a formação integral dos nossos alunos”, afirma o secretário da educação, professor Herman Voorwald.
Segundo as direções escolares, os grupos de fanfarra fortalecem o trabalho em conjunto, promovem uma melhor comunicação entre os jovens, proporcionam o enriquecimento musical, além de estimular a participação das comunidades das instituições de ensino.