terça-feira, 22/06/2021

FDE completa 34 anos a serviço da educação pública paulista

Fundação para o Desenvolvimento da Educação neste ano realizou entregas e manteve projetos mesmo durante a pandemia

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), criada em 23 de junho de 1987, completa 34 anos. Como braço operacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), atende demandas da Secretaria e, consequentemente, da maior rede estadual de ensino do Brasil.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Fundação enfrentou desafios para se adequar parcialmente ao trabalho remoto, ampliou os cuidados no monitoramento de obras, um setor que não parou e continua recebendo demandas de novos projetos e serviços para atender com qualidade a Seduc-SP, suas Diretorias Regionais de Ensino e escolas.
Focada na qualidade das escolas e na adaptação necessária para a retomada das aulas, com o cuidado que o período presente requer, só em 2020 foram mais de 500 obras concluídas.
Também foi dada atenção especial ao Programa Creche Escola, que na atual gestão já entregou 144 unidades, totalizando 475 creches desde o começo do programa, com participação direta da FDE na elaboração dos projetos, contratação, gestão e vistoria das obras, bem como, aquisição de mobiliário em parte delas, conforme conveniado com o município sede.

A Fundação faz também a distribuição de kits de material escolar, 3,3 milhões no ano passado, além de mobiliário e equipamentos escolares — 542 mil e 17 mil em 2020 —, dentre outros suprimentos às escolas, assim como auxilia a Seduc com ações pedagógicas e culturais por meio dos programas Escola da Família e Prevenção Também se Ensina.

Uma demanda da Seduc-SP latente no último ano foi a tecnologia. Para melhorar a conexão das escolas à internet e a segurança de navegação, foram adotadas providências para a manutenção de firewalls e switches nas unidades da rede estadual. Também houve o aumento da banda de internet nas escolas.

Com o lançamento do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), a FDE foi acionada pela Seduc-SP para dar suporte com ações de TI e garantir a transmissão de dados assim como das aulas online. O objetivo é de que cada vez mais estudantes tenham acesso às mais modernas ferramentas tecnológicas que promovam o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Além de realizar suas atribuições administrativas, a Fundação continua a assumir novas tarefas, demandadas em tempos de pandemia, em tempos de novos olhares para o aprendizado, tempos de gestão mais ágil e conectada, reiterando sempre seu posicionamento enquanto órgão executor das políticas públicas educacionais do estado de São Paulo.