A FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão responsável por viabilizar a execução das políticas definidas pela Secretaria da Educação de São Paulo, abriu uma nova série de ARPs – Atas de Registro de Preços). Desta vez, os processos são destinados à compra de utensílios de cozinha, instrumentos musicais e uniformes para bandas e fanfarras de escolas. Desde março, prefeituras têm permissão para utilizar o mesmo preço que o governo paga em itens para Secretaria de Educação.
A ARP de suprimentos de cozinhas está dividida em seis lotes e inclui materiais para preparo e cozimento, objetos para servir, higiene e manipulação dos alimentos. As aquisições para as bandas abrangem instrumentos de sopro e percussão, além de fardamento completo e acessórios.
Para participar das Atas de Registro de Preços, as prefeituras devem manifestar interesse por meio de um ofício enviado à FDE até o dia 16 de outubro. A lista com os itens e a relação de documentos necessários estão disponíveis no site da Fundação. Basta acessar o ícone Serviços e clicar em Participação em Ata de Registro de Preços. O convênio é aberto a todos os 645 municípios paulistas.
A principal vantagem da parceria é a possibilidade de redução de preços, pois a compra é em escala maior. Planejamento da demanda, otimização das Secretarias, planejamento de distribuição e gestão de desempenho são também benefícios do modelo. Outro serviço oferecido pela Fundação é o fornecimento de um site com informações gerenciais de controle de gastos (a rede de suprimentos, já em uso pelas Diretorias de Ensino do Estado).