• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/07/2008
Idiomas

FDE participa do VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS

A FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação participou do VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS – Município-Mundo, realizado entre os dias 25 e 28 de […]

A FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação participou do VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS – Município-Mundo, realizado entre os dias 25 e 28 de junho de 2008, em Florianópolis (SC).

A Fundação – representada por Edison de Almeida, chefe do Departamento de Educação Preventiva da Gerência de Educação e Cidadania/Diretoria de Projetos Especiais, e pelo técnico Sylvio Miranda – apresentou um banner ilustrativo das atividades e projetos desenvolvidos pela instituição na área de prevenção, que foi exposto em mostra de painéis do Congresso.

Além disso, Edison de Almeida foi o apresentador do trabalho Convivendo com a Diversidade Sexual na Escola, dentro de mesa de debates sobre Direitos Humanos realizada no sábado, 28 de junho, durante o Congresso. A apresentação tratou das experiências e ações desenvolvidas em escolas para estimular a convivência harmoniosa diante da diversidade sexual.

Para Edison de Almeida, a participação no evento foi de grande importância, pois permitiu a troca de experiências com representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas e de organizações não-governamentais que atuam no segmento de prevenção das DST e AIDS. “Essa troca de experiências entre projetos do Brasil inteiro é essencial”.

Ele destaca também o interesse que as experiências desenvolvidas na rede pública estadual de ensino pela FDE, em conjunto com a SEE – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo despertou entre os participantes do Congresso.

“Havia muita gente querendo saber como desenvolvemos os trabalhos sobre prevenção nas escolas”, explicou o representante da Fundação, lembrando que o projeto Prevenção Também se Ensina, desenvolvido pela FDE e SEE, é um dos mais antigos do país na área e esteve presente nas discussões desde a primeira edição do Congresso.

Já Sylvio Miranda considera que “é reconfortante saber que a prevenção está sendo trabalhada pela sociedade civil e por todas as instâncias governamentais. Todo mundo está contribuindo”, conclui.

Os representantes da FDE no Congresso lembraram que foram centrais nos debates promovidos durante o evento questões sobre a tolerância à diversidade, discussões sobre as necessidades dos portadores de deficiências e a abordagem dos problemas da sexualidade entre a população heterossexual.

Entre as iniciativas apresentadas, Edison de Almeida e Sylvio Miranda destacaram o projeto Pipas no Ar, que aborda iniciativas de prevenção das DST e AIDS entre adolescentes e jovens com deficiência mental.

Outro fator importante, segundo eles, foi o registro da participação de muitos jovens durante o Congresso. “Foi extremamente interessante, principalmente pelas novidades apresentadas”, conclui Edison de Almeida.

O Congresso foi organizado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina e Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.