sexta-feira, 18/07/2003

FEBEM INAUGURA NOVA UNIDADE NA CAPITAL

A Febem inaugurou nesta quarta-feira, 16 de julho de 2003, a sua 69a unidade, a 50a na capital. Localizada no bairro da Vila Maria, a Unidade de Internação Tietê está […]

A Febem inaugurou nesta quarta-feira, 16 de julho de 2003, a sua 69a unidade, a 50a na capital. Localizada no bairro da Vila Maria, a Unidade de Internação Tietê está servindo como modelo de arquitetura e de segurança para todas as novas unidades em construção – como as de São José dos Campos, Ribeirão Preto e Guarujá – e as que serão construídas no futuro.

Com 2.483 m² de área construída, o prédio tem quatro módulos de 30 vagas cada um, e abriga adolescentes do sexo masculino, maiores de 17 anos, com perfil reincidente grave.

A solenidade de inauguração teve a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, e do secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita. Estiveram presentes à solenidade secretários de Estado, membros do Ministério Público, deputados da Assembléia Legislativa, representantes da Polícia Militar, membros da Ordem dos Advogados do Brasil, integrantes de conselhos tutelares, conselhos municipais e estaduais do menor e representantes de organizações não-governamentais.

ARTE E OFÍCIO

Um grupo de adolescentes da Unidade de Semiliberdade do Belém apresentou para os visitantes um espetáculo de dança de roda, ao som de canções populares da Alemanha e do Brasil. O governador Geraldo Alckmin fez questão de descer do praticável onde estavam as autoridades para assistir de perto a apresentação, para depois aplaudir com muito entusiasmo o desempenho dos jovens.

O governador também recebeu uma cesta de pães e salgados produzidos pelos internos do complexo do Brás, dentro do projeto Mão na Massa, de padarias artesanais.

PROFISSIONALIZAÇÃO

A Unidade Tietê, dirigida pelo professor de Educação Física Sérgio da Silva Ferreira, funciona com 132 funcionários em quatro turnos de trabalho, e já foi inaugurada com uma oficina de informática equipada com 20 computadores, uma oficina de reciclagem de papel e uma oficina de confecção de brinquedos de encaixe em borracha EVA.

A nova unidade abriga adolescentes vindos da Unidade de Atendimento Inicial (UAI), do complexo do Brás, e do complexo de Franco da Rocha – onde está a unidade 31, que será desativada ainda neste mês de julho.

DETALHES DA UNIDADE

Com a inauguração da unidade Tietê a Febem dá continuidade ao processo de descentralização de unidades, implantando prédios menores como recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente.

É uma unidade de alta segurança, com muro externo de 7 m de altura com passadiço e muro interno de 6 m de altura.

Cada módulo da nova unidade tem cinco dormitórios dotados de três beliches com prateleiras individuais, mesa de estudo comum, e banheiro (dois chuveiros, dois sanitários e lavatório), quatro salas de aula com lousa e ponto para TV, uma sala de informática com lousa e ponto para TV, sala de monitoria, onde ficam os controles de iluminação e de temperatura de água, refeitório com mesas e bancos de concreto e bebedouro, duas oficinas de trabalho, com uma lousa, lavatório, prateleiras, pontos de energia para equipamentos, quadra poliesportiva, com quadra polivalente, palco para atividades, arquibancada, equipamentos de ginástica, cesta de basquete individual, mesas de concreto para jogos, e uma galeria com ambulatório, duas salas de atendimento, dois banheiros para funcionários, uma sala para dentista, uma sala para médico, uma sala para roupa limpa e uma sala para pertences.

Unidade de Internação Tietê
Endereço: Av. Morvan Dias Figueiredo, 4210