quarta-feira, 30/10/2019
Boas Práticas

Feira Ciência na Escola reúne 40 projetos de 200 estudantes de Araraquara

Evento aconteceu no Centro Internacional de Convenção e reuniu mais de 40 trabalhos da rede pública

Estudantes de Araraquara apresentaram mais de 40 trabalhos científicos na feira “Ciência na Escola”, iniciativa do pós-graduação de biotecnologia da Universidade de Araraquara (Uniara), com apoio da prefeitura e de diversas instituições. Dentre os trabalhos estavam presentes projetos de cinco escolas municipais, seis escolas estaduais, duas escolas privadas e duas instituições, totalizando mais de 200 alunos envolvidos.

O evento foi realizado no dia 18 de outubro, no Centro Internacional de Convenção, localizado no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), e contou com palestras, entrega de certificação aos participantes e premiação dos melhores trabalhos com cinco bolsas de iniciação científica jr, disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para cinco alunos do ensino médio de escolas públicas.

“É fundamental que alunos participem das práticas científicas e entenda que a ciência está presente em tudo no nosso dia-a-dia e também nas matérias escolares”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.

Projeto de escola estadual é destaque

Um dos projetos foi o desenvolvimento de foguetes e aviões caseiros. Para tal, os alunos de uma escola estadual de Araraquara visitaram as instalações do curso de engenharia aeronáutica, da USP de São Carlos, e tiveram a chance de conversar e trocar conhecimentos com estudantes dos cursos.

“A gente não imaginou que a gente ia chegar aqui, subir em um avião, conhecer as peças, saber a complexidade que é fazer aquilo, é tudo muito novo e bacana”, conta Raquel Vitória Coleta, de 16 anos, em entrevista ao site G1.

Para o professor Fernando Catalano, da USP, essa visita é fundamental porque faz com que os estudantes conheçam o universo da graduação e troquem experiências de como será o futuro deles. “As pessoas que vem aqui e procuram a universidade para conhecer, vão ser nossos futuros alunos e para nós é um grande prazer e honra tê-los aqui com os olhos brilhando e participando. Os nossos alunos também gostam muito disso, porque para eles também é uma maneira de eles externarem o que aprendem tanto”, explica o professor em entrevista ao site G1.

Além da feira, a USP promove diversas atividades para que estudantes conheçam a prática na universidade. A mais recente delas é a Vem pra USP!, um concurso de conhecimentos que funciona como um ensaio para o vestibular e distribui visitas aos cursos, bem como prêmios.

“Temos focado em dois momentos importantes durante as atividades. O primeiro é despertar o aluno, no sentido de que a universidade passe a fazer parte dos seus interesses. Quando isso acontece, vem o próximo passo, que é fazer com que se dediquem aos estudos, e a USP tem oferecido formas de fomentar isso”, explica o coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João.