• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/01/2020
Foto Divulgação
Boas Práticas

Feira Cultural reuniu mais de 380 alunos em escolas de Santo André

Iniciativa foi comandada por professor da rede e juntou 10 turmas de 2 escolas

O que aconteceria se você conhecesse de perto a vida e a realidade do outro? Foi com isso em mente que Felipe Rodrigues Pius, que leciona Biologia, Química e Ciências há 14 anos na rede estadual, teve a ideia de promover uma feira com as duas escolas na qual leciona para trocar experiências entre os jovens.

A feira reuniu mais de 380 alunos de 10 turmas da E. E. Professor José Carlos Antunes e E. E. Dr. Luiz Lobo Neto, as duas em Santo André. Chamada de “Interpretando o Mundo e Contextualizando Conteúdos de Forma Transversal”, o evento convidou os alunos a recriarem diversos temas da sociedade em forma de apresentações teatrais, com pequenas peças nas duas escolas. 

“O projeto propunha que os alunos ambientassem um determinado espaço na escola, montando cenários com visual expressivo. A ideia era que eles ficassem em movimento e interagissem com os visitantes da feira”, explica o professor.

Os temas foram diversos. Entre os trabalhos estavam assuntos como saúde mental, padrões de beleza, cultura de favela e outros temas de impacto social. “O aprendizado foi enorme pois todos eles partilharam dos desafios de trabalhar em equipe. Ao final do trabalho todos sabiam falar sobre o assunto que escolheram”, comemora o professor.

Além de promover engajamento, a ação também objetivou criar um senso maior de planejamento, organização e trabalho em equipe. “Com este trabalho os jovens aprenderam a importância da escola em sua formação. Eles conseguiram se superar e acreditar que tudo é possível e que para realizar qualquer sonho eles precisam lutar, se apoiar e fazer acontecer. A educação é poderosa e com esta atividade fez ainda mais sentido”, comemora a diretora de uma das escolas.