Trabalhos executados plataforma Arduíno apareciam aos montes nos estandes organizados na quadra da USP, na Feira de Ciência e Tecnologia da USP, realizada no dia 19 de outubro. Foram mais de 3.000 pessoas presentes, entre estudantes e professores, reunidas com um só objetivo: promover a ciência.
O tema dessa edição foi “A Ciência e a Tecnologia no desenvolvimento de uma sociedade”, e teve como parceiras a o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC) e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos. Em sua fase preparatória, os Clubes de Ciências desenvolveram, ao longo do ano, experimentos com o kit computacional Arduino e receberam capacitação ministrada pela Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Wilma Barrionuevo.
“Hoje, temos aqui oitenta e seis clubes de ciência de escolas estaduais pertencentes a sete municípios que estão sob a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. Um verdadeiro sucesso, algo que nos remete ao ano de 2011, quando promovemos os primeiros eventos deste gênero”, pontua Wilma.
Com a ajuda de Wilma, mais de setecentos alunos mostraram a professores e visitantes suas ideias para ajudar a sociedade. Um dos focos foi a inclusão digital, já que o evento incluiu o kit Arduino como tema de destaque. “A Educação preza muito pela inclusão digital, e para isso, teremos no ano que vem o Inova Educação, que dentre tantos objetivos tem como linha de pensamento colocar nossos alunos no século XXI”, pontua o Secretário da Educação, Rossieli Soares.
O evento aconteceu no Centro de Eventos do Campus USP de São Carlos e foi coordenado por diversos professores e dirigentes, entre eles a dirigente regional de São Carlos, Débora Costa Blanco.