• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/11/2013
Ensino Integral

Projetos de bengala com GPS e mochila massageadora estão em Feira de Ciências

Inovações tecnológicas criadas por alunos do novo modelo de escola de tempo integral serão expostos

Nesta sexta-feira (8), das 8h às 16h, acontece a primeira Feira de Ciências das Escolas de Tempo Integral. Serão apresentados 151 projetos inovadores, produzidos por cerca de 400 estudantes que cursam o Ensino Médio em 47 escolas com o novo modelo de escola de tempo integral.

Durante o ano letivo, os jovens foram incentivados a pensar em propostas que ajudassem a comunidade e ainda fossem pioneiras na utilização de recursos de tecnologia. O resultado são trabalhos nas áreas de meio ambiente, ciências exatas, biológicas e humanas, como, por exemplo, bengala com GPS para auxiliar deficientes visuais, mochila massageadora para aliviar estudantes que carregam peso nas costas, ração para animais fortificada e nutritiva feita com restos da merenda escolar e pomada cicatrizante, entre outras propostas inéditas, inteiramente produzidas pelos alunos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E. Professor Antônio Dutra, por exemplo, um grupo de três meninas, levantou questionamentos sobre a decomposição do cabelo depois de notar a grande quantidade que ficava no ralo do banheiro, após o banho. Por conta disso, resolveram estudar a decomposição de cabelos e pelos em diferentes substratos e ph.  

“Pensamos em usar substâncias simples do nosso dia-a-dia, como limão, vinagre e refrigerante a base de cola, em diferentes temperaturas, para analisar a degradação do cabelo. O cabelo já está há três meses nesses substratos e por enquanto a conclusão é que realmente é muito difícil a degradação e que não houve alteração ainda”, conta uma das alunas que participa do projeto de iniciação científica, Larissa de Cássia Ribeiro Souza.

– Confira aqui a relação de trabalhos da Feira de Ciências

As inovações foram desenvolvidas durante as aulas regulares e também nas disciplinas eletivas, que são selecionadas por estarem alinhadas ao projeto de vida dos alunos. As experiências foram avaliadas por bancas examinadoras ao longo do ano letivo, formada por professores e especialistas.

“O desafio desse trabalho é fazer com que o aluno preste atenção no seu dia-a-dia e veja que existem muitas perguntas sem respostas simples e por isso é possível ampliar o horizonte e propor experimentos”, afirma a professora e orientadora dos trabalhos de iniciação científica da E.E. Professor Antônio Dutra, Paula Vilma de Oliveira.

Na Feira de Ciências, 151 projetos serão apresentados e 24 serão selecionados para participarem de mostras nacionais e internacionais. Todos recebem certificado de participação. A ideia para a próxima etapa é aproximar estes projetos de universidades, indústrias e terceiro setor para estimular e instruir os jovens a levar os planos adiante.

Novo Modelo de Escola de Tempo Integral

O novo modelo de escolas de tempo integral está em ampliação no Estado. Hoje são 69 unidades, com 20 mil alunos, e no próximo ano serão 178, com 53 mil estudantes. Além das disciplinas obrigatórias, nestas unidades os alunos contam com disciplinas eletivas e a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia, além de salas de leitura e informática. Os professores que atuam nestas unidades recebem gratificação salarial de 75% por trabalharem em regime de dedicação exclusiva.

* Atualizada em 12/11 às 15h10