• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/08/2004
Últimas Notícias

Feira mostra a diversidade da produção cultural de São Paulo

Os trabalhos expostos na feira do Congresso em comemoração ao aniversário de um ano do Programa Escola da Família, que aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, no Memorial […]

Os trabalhos expostos na feira do Congresso em comemoração ao aniversário de um ano do Programa Escola da Família, que aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, no Memorial da América Latina, abordaram a diversidade da produção cultural do Estado de São Paulo. As Diretorias de Ensino trabalharam com as vocações e recursos de suas regiões, apresentando propostas criativas de resgate das tradições e culturas locais.

É o caso da EE Tokuzo Terazaki, da DE de Suzano, que apresentou um trabalho de restauração de mobiliário utilizando materiais recicláveis como retalhos, cerâmica e cabos de telefone. A técnica de mosaico foi feita por crianças de 5 a 9 anos e deu cara nova a bancos e mesas. Antes inutilizados, estes móveis agora fazem parte da decoração da escola.

A cidade de Santo Anastácio, na região do Pontal do Paranapanema, não contava com nenhuma sala de cinema ou teatro até que a Diretoria de Ensino da região passou a apresentar filmes e peças teatrais nas escolas. As margens do Rio Paraná também viraram sala de aula para o curso de Guia de Pesca ministrado dentro do Programa Escola da Família. Além disso, a DE da região elaborou um inusitado Curso de Aperfeiçoamento para Donas de Casa, Patroas e Empregadas Domésticas.

Mas Santo Anastácio não vive apenas de pesca e economia doméstica: são 12 os computadores ligados à internet via satélite, que atendem a uma demanda de mais de 50 alunos. O Educador profissional Luiz Fernando Leandro desenvolveu um banco de dados que emite 80 tipos de relatórios – desde custos e investimentos nas escolas até atividades e participantes do Programa Escola da Família. Um outro trabalho diferenciado desta diretoria é o do Supervisor Jairo de Carvalho. Ele é professor de matemática e compõe poesias pedagógicas para auxiliar os alunos em seu processo de aprendizagem.

Com um repertório de sucessos da MPB, a banda formada pelos alunos da EE Manuela Lacerda Vergueiro, da DE Centro Sul, fez a trilha do primeiro pavilhão da feira. Flávia Loyola (clarinete), Sidney Pereira da Costa (bombardino) e José Mauro Lopes (teclado) acompanhavam a professora Olga Teixeira (sax) neste grupo que começou como uma fanfarra na aula de educação artística, apenas com instrumentos antigos de percussão. Hoje, a banda possui 32 integrantes e atua compondo trilhas junto ao grupo de teatro e dança da escola. José Mauro, 18 anos, já toca profissionalmente e pretende seguir a carreira de músico. Para isso, ele conta com o incentivo que recebeu na escola. “Os alunos vão se formando e não querem sair da banda, por isso a idéia de fazer o trabalho voluntário”, disse Olga.

 

A DE São Vicente foi a primeira Diretoria do litoral paulista a realizar o evento Escola da Família na Praia. Durante quatro semanas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, atividades relacionadas à saúde (aferição de pressão e diabetes), esporte (futebol, vôlei, xadrez, dama e tênis), arte (capoeira, balé, axé, dança do ventre, dança de rua) e recreação (contadores de histórias, bricolagem) foram realizadas ao ar livre, graças a parcerias estabelecidas na região das cidades de Peruíbe, São Vicente, Mongaguá, Praia Grande e Itanhaém.

 

Evelyn Teixeira