• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/12/2015
Boas Práticas

Confira algumas ações natalinas feitas pelas escolas estaduais de São Paulo

Unidades de ensino em todo o Estado promoveram ações de solidariedade e apresentações de canções

Faltam poucas horas para o Natal e para celebrar a data, antes do fim do ano letivo, as escolas estaduais de São Paulo realizaram inúmeras atividades recheadas de solidariedade, apresentações artísticas – como os tradicionais corais natalinos – e também relacionadas à sustentabilidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em Mogi das Cruzes, por exemplo, a E.E. Professor Firmino Ladeira realizou uma arrecadação de brinquedos que serão doados a uma creche. Já na E.E. Paulo Tapajós, na mesma região, os alunos reuniram mais de 1,5 mil garrafas pet para a construção de uma árvore de Natal sustentável de quatro metros de altura.

Em Franca, o ‘Projeto Ho Ho’ distribuiu mais de três mil brinquedos a crianças da região. A ação aconteceu em seis escolas estaduais e contou com a presença do Papai Noel. A confecção das bonecas de pano e dos carrinhos de madeira contou com a parceria da comunidade, que cedeu retalhos de pano e de madeira, que foram reaproveitados. Saiba mais aqui.

Na E.E. Professor João Cândido, em São Paulo, o ‘Projeto Natalino Sustentável’ também utilizou diversos materiais recicláveis para enfeitar a unidade de ensino, como rolos de papel higiênico, caixas de leite e copos descartáveis. O trabalho estimulou a criatividade e a conscientização dos estudantes sobre a importância do reaproveitamento de objetos.

O projeto de fim de ano nas escolas estaduais também foi relacionado às apresentações musicais. Em Itapetininga, os alunos do Ensino Fundamental da E.E. Professor Sebastião Pinto realizaram uma ‘Cantata de Natal’. Já no município de Itápolis, alguns estudantes da E.E. Professor Sebastião Francisco Ferraz de Arruda fizeram uma apresentação de flauta doce, violino e teclado com a professora de música de um instituto local.

Na capital paulista, a E.E. Brasílio Machado realizou uma oficina de confecção de panetones com pais e alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Saiba mais aqui.

As ações de fim de ano nas escolas estaduais estão articuladas aos projetos da Educação, que visam ampliar a participação da comunidade no ambiente escolar.