quarta-feira, 10/06/2020

Feriado de Corpus Christi altera serviços estaduais em municípios nesta semana

Ferramentas online do Poupatempo estarão disponíveis aos cidadãos; Fundação Pró-Sangue tem horários modificados nos postos

Em razão do feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (11), alguns serviços estaduais podem ter os horários de funcionamento modificados em municípios do estado de São Paulo. Vale lembrar que a capital teve o recesso antecipado, por determinação da Prefeitura municipal, de modo a incentivar o isolamento social na cidade.

Confira, a seguir, o esquema de funcionamento de alguns órgãos estaduais:

– Postos da Fundação Pró-Sangue

Postos de coleta da Fundação Pró-Sangue alteram a programação de atendimento nos próximos dias. A relação completa dos endereços e horários de funcionamento pode ser consultada pela internet.

– Poupatempo Digital

Os serviços digitais do Poupatempo, oferecidos pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e pelo aplicativo Poupatempo Digital, continuam mantidos entre os dias 11 e 14 de junho, feriado prolongado de Corpus Christi. São mais de 70 opções de serviços online, com a mesma qualidade, agilidade, eficiência e conforto, pelo computador ou celular, sem a necessidade de sair de casa.

O atendimento pelo Fale Conosco, disponível no site do Poupatempo, não atenderá durante os dias de feriado. No entanto, o cidadão pode encaminhar as solicitações pelos canais de atendimento, inclusive Messenger do Facebook, e o prazo para retorno se inicia a partir de segunda-feira (15).

Desde o início da pandemia, o Governo de São Paulo investe em soluções tecnológicas para ampliar a quantidade de serviços eletrônicos e levar facilidades aos celulares de mais de 50 milhões de paulistas.

“Neste momento em que o distanciamento social é a medida mais eficiente no combate à propagação da COVID-19 e o atendimento presencial nas unidades está temporariamente suspenso, o objetivo do Poupatempo é estar cada vez mais próximo do cidadão, 24 horas por dia, sete dias na semana”, explica o superintendente da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo que administra o programa Poupatempo em todo o estado –, Ernesto Mascellani Neto.

Lançado em 6 de maio, o aplicativo Poupatempo Digital já foi baixado mais de 500 mil vezes.

– Detran.SP

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) mantém à disposição do cidadão 60 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação, veículos (certidão negativa e positiva de propriedade, pesquisa de débitos), infrações (indicação de condutor de multas Detran, consulta de multas, solicitação de conversão de infração em advertência, solicitação de defesas e recursos), entre outros.

Também é possível realizar serviços por aplicativos do Detran.SP, disponíveis para as plataformas Android e iOS.

– Bom Prato

Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os serviços ligados ao Programa Bom Prato seguem o funcionamento habitual. As informações sobre a iniciativa e os endereços das unidades no estado podem ser consultados pela internet.

– Secretaria da Fazenda e Planejamento

Secretaria da Fazenda e Planejamento informa que o expediente não estará aberto para o atendimento ao público nesta quinta (11) e sexta-feira (12). Contudo, os serviços eletrônicos estão à disposição dos cidadãos.

– Desenvolve SP

Não haverá expediente na Desenvolve SP nesta quinta (11) e sexta-feira (12).

– Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Secretaria de Agricultura e Abastecimento disponibiliza, a seguir, os canais de atendimento para os cidadãos nos próximos dias de feriado prolongado em regiões do estado:

* Atendimento às dúvidas e necessidades do produtor rural e da população em geral

Canal Fale Conosco da Secretaria: faleconoscoagricultura@sp.gov.br ou (11) 5067-0060.

* Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e institutos de pesquisa:

– Instituto de Tecnologia de Alimentos – Ital (Av. Brasil, 2880 – Jd. Chapadão – Campinas/SP): Apenas recebimento de amostras não perecíveis para análise, pela portaria, no horário comercial.

* Demais institutos de pesquisa (Agronômico/IAC; Biológico/IB; de Economia Agrícola/IEA; de Pesca/IP e de Zootecnia/IZ): não terão atendimento.

* Extensão Rural:

Neste momento, todas as unidades das Casas da Agricultura e/ou Escritórios Regionais (EDRs) encontram-se em atendimento especial. Atendimento pelo Canal Fale Conosco.

Online: Preenchimento da Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA) e Declaração de Conformidade da Atividade de Aquicultura (DCAAq0 e envio digital, com instruções no site da CDRS: (http://www.cdrs.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/).

* Defesa Agropecuária:

Os 40 Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) funcionam normalmente (de acordo com a Resolução n° 24 de 17/04/2020, que determina que ficam mantidos os serviços de controle e fiscalização das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária em dias considerados facultativos ou de expediente suspenso por decretos do Governo do Estado). Localize o atendimento no município por aqui.

Online: Consultas, emissão de documentos e declarações de vacinação das campanhas da febre aftosa e brucelose e tuberculose e outros serviços de Defesa Agropecuária pelo Sistema Gedave: https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/.