• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/02/2018
A2img/Mastrangelo Reino
Acessa Escola

Ferramentas desenvolvidas do Google ajudam professores a serem mais produtivos

Saber usar a internet e tudo o que ela proporciona, além de conectar gerações, otimiza tempo dos educadores

Com as tarefas de aplicar provas, avaliar apresentações e trabalhos dos estudantes, é fundamental que os professores sigam com uma rotina organizada. E a Google For Education pode contribuir com dicas importantes para que o docente consiga otimizar seu tempo e, assim, ser mais produtivo.

Antes de mais nada, a primeira dica é que o profissional precisa ser o mais organizado possível. Organizar as tarefas torna possível estabelecer uma rotina de trabalho, com tempo separado para as horas de folga, sem que uma coisa se misture à outra e embole o meio de campo. Por isso, mapear todas as tarefas é o primeiro passo para alcançar a tão sonhada organização. Após mapear, basta estabelecer horários para cada uma delas.

Utilize, nessa etapa, a Google Agenda. Nesse ambiente, é possível marcar e visualizar as atividades concentradas num só lugar. A ferramenta envia lembretes diários das tarefas e, além disso, é possível compartilhar com alunos e colegas de trabalho os eventos e as datas importantes, como o prazo limite de determinado trabalho em grupo, por exemplo. Visualizar os compromissos é de suma importância, pois dessa maneira o professor se adianta a possíveis problemas, como semanas sobrecarregadas, e não marca mais compromissos.

Se antecipe! Cada educador tem a sua forma de dar aula, e isso deve continuar. Mas, o ideal seria que todos se antecipassem. Somente assim é possível definir o objetivo da aula tornando-a mais proveitosa. Falar sobre assuntos que fogem do tema proposto causa dispersões e atravanca o conteúdo. E, ao saber com maior tempo o que está disposto a passar aos estudantes, é mais fácil na hora de elaborar uma atividade para reforçar o conteúdo, estimulando, assim, a participação de todos.

A Google For Education também se adiantou e criou o Google Acadêmico, que permite pesquisar de forma mais aprofundada conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Depois, com o conteúdo antecipado em mãos, é possível enviar para cada aluno por e-mail, ou pelo Google Docs. Com acesso antecipado, os alunos e alunas podem ler toda a proposta de aula e chegar na classe para tirar dúvidas, o que possibilita maior rendimento na aprendizagem.

E, para finalizar as sugestões da Google For Education, é necessário escolher um método eficaz de ensino. Atualmente, nada mais assertivo do que transmitir conhecimento às crianças e adolescentes por meio dos canais do Youtube. E pode ser tanto por uma vídeo-aula, tanto pelo estímulo à criação de conteúdo. Ou, até mesmo, uma visita a um museu virtual. Para ajudar nessa questão, está disponível o Google Arts e Culture. Com ele, é possível conhecer os mais importantes acervos culturais ao redor do mundo de graça e sem sair de casa.