• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/05/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Ferramentas na internet auxiliam professores em sala de aula

Confira uma lista de aplicativos criados para facilitar a criação de aulas interativas

A liberação do uso do celular nas escolas com finalidades pedagógicas e o anúncio da implantação de wi-fi nas 5 mil unidades da rede até o fim de 2018 oferecem as condições necessárias para que o uso da tecnologia em sala de aula seja uma realidade em todo o Estado.

Em toda a rede, inúmeros professores já entenderam a importância da inclusão digital. Na escola estadual Professor Astrogildo Silva, no Sacomã, o professor Bruno Amaral Alves de Oliveira, navegando pela internet, descobriu a ferramenta “Google Sala de Aula” e compartilhou a informação com seu colega, o Gustavo Orsati Rodrigues. Foi então que surgiu a maior mudança dos últimos tempos em toda a unidade escolar: aulas dinâmicas e alunos mais interessados.

Além das ferramentas disponíveis na internet, a escola ganhou um aplicativo para telefones celulares próprio, o “Astrogildo Online”. “A gente fala, ‘olha gente, baixem porque se trata de um agregador’. É uma forma mais fácil de acessar os conteúdos de todos os professores”, diz Bruno Amaral.

“A tecnologia está presente no nosso dia a dia, a gente não vive mais sem celular, sem computador e sem internet. Se a gente não se adequar, a aula vai ficar menos interessante. E o aluno quer algo inovador, que chame sua atenção, algo mais próximo de sua realidade. Eles estão com a ferramenta diariamente nas mãos, e se a gente não se adequar, cada vez menos, teremos a atenção dos estudantes”, entende Gustavo Orsati.

Além de ser algo presente no dia a dia do jovem, os Apps trazem informações e funcionalidades que agregam benefício para o processo de ensino-aprendizagem.

Confira sete aplicativos que prometem facilitar a vida dos professores e dos estudantes:

Educreation
Apostar nesse aplicativo é transformar o plano de ensino. O Educreation é uma espécie de lousa digital que permite a criação de apresentações animadas, cheias de fotos, textos e marcações. Além disso, é possível, ainda, gravar áudios e compartilhar o documento com os alunos, por e-mail, Facebook e twitter.

ThingLink
Melhor do que ler é ver e ouvir. O ThingLink permite a criação de imagens interativas para facilitar o entendimento dos alunos. É só adicionar uma imagem e incluir os itens interativos – gráficos, documentos, escritas, entre outros.

Box
Trata-se de uma espécie de Google Drive ou iCloud, no qual os professores e alunos podem armazenar arquivos. Além disso, o aplicativo permite que as pessoas comentem ou acessem os tais arquivos de qualquer lugar, formando interação e engajamento.

Paper.li
Nele, todos os alunos podem reunir notícias e capas de jornais online. É uma ótima forma de incentivar a leitura desses meios de comunicação e fazer os alunos ficarem inteirados sobre o que acontece no mundo.

MathBoard
Referência em Matemática, de fácil acesso e super usual, o MathBoard conta com diversos tipos de exercícios e explicações mais simples sobre determinadas fórmulas. É útil para complementar a explicação em sala de aula.

Nearpod
Multifuncional, é capaz de ajudar os professores a criarem aulas interativas e os alunos a acessar os conteúdos por meio de seus smartphones ou tablets em tempo real. É possível criar quiz, enquetes e apresentações que ajudam na visualização do conteúdo.

Google Acadêmico
A ferramenta criada pelo Google disponibiliza livros, artigos, resumos e traz informações e conteúdos importantes de diversas disciplinas, ao juntar um grande acervo de pesquisas e estudos.