segunda-feira, 10/10/2005

Intercambio educacional Bahia e São Paulo é assinado nesta segunda – feira

O evento conta com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do secretário de Educação, Gabriel Chalita Bahia e São Paulo assinam, nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, um acordo […]

Bahia e São Paulo assinam, nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, um acordo de cooperação, um  intercâmbio técnico e educacional entre os dois Estados, como objetivo de trocar experiências, discutir, sugerir, acompanhar e avaliar todas as ações desenvolvidas para as escolas públicas, alunos e professores.

O evento começa às 11 horas, no Centro de Convenções da Bahia e conta com a presença dos   governadores Geraldo Alckmin e Paulo Souto, do secretário de Estado da Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, do presidente da Fiesb, Jorge Lins Freire, educadores, dirigentes e outras autoridades.

A partir da assinatura do termo de compromisso, São Paulo pretende desenvolver projetos educacionais nas escolas públicas da Bahia e assim, disponibilizar conhecimentos técnicos, práticos e teóricos necessários aos cumprimentos dos objetivos propostos.

Programas Educacionais

O Estado de São Paulo conta hoje com uma série de projetos educacionais voltados à inserção da comunidade dentro da escola, à formação continuada do professor e aqueles desenvolvidos exclusivamente aos jovens. Como exemplo, temos o programa Escola da Família, que promove atividades esportivas, culturais, de saúde e qualificação para o trabalho dentro das escolas nos finais de semana.

Implantado em agosto de 2003, o Escola da Família abre todas as 5,3 mil escolas da rede estadual e agora, as municipais, nos fins de semana. O programa é um grande sucesso em todo o Estado de São Paulo, chegando a bater recordes de público – mais de 140 milhões de participações – e de aceitação, com forte impacto na redução de 39% dos índices de violência somente neste ano.

O programa também envolve 30 mil bolsistas universitários – que trabalham nos fins de semana nas escolas e, em contrapartida, não precisam pagar a mensalidade da faculdade, pois tudo é custeado entre o governo e as faculdades conveniadas. Além do universitário, o projeto conta com o apoio de 5,5 mil educadores profissionais, 40 mil voluntários, 5,3 mil diretores ou vice-diretores, 89 supervisores de ensino, 89 assistentes técnicos-pedagógicos, 315 coordenadores de área e 89 dirigentes regionais.

E o acordo de cooperação não vai parar por aí.

Além do Escola da Família, muitos outros projetos de destaque serão estudados e adaptados para a Bahia, entre eles: Ensino Médio em Rede (voltado aos alunos do Ensino Médio), Teia do Saber (capacitação constante do professor), Bolsa Mestrado (bolsa gratuita ao professor da rede), Prevenção Também se Ensina (para acabar com o uso da droga e a gravidez precoce entre jovens), Escola da Juventude (o jovem voltando a estudar) etc.

Sobre Gabriel Chalita

Aos 36 anos, Gabriel Chalita e o atual secretário de Estado da Educação de São Paulo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado (Consed), professor universitário e autor de 36 livros. Antes de assumir a pasta de Educação, foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer.

O perfil de educador competente sempre caminhou de forma paralela ao de homem público engajado em diversas causas sociais. Prova disso, é que, aos 19 anos, Chalita foi presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista. Atuou em diversas ONGs, entre elas, a Juventude Latino-Americana pela Democracia. Hoje, cuida da Secretaria de Educação, que tem o maior contingente de alunos, escolas e professores do país.

Acordo de cooperação Bahia e São Paulo

Data: 10/10/2005, ás 11h