• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/08/2005
Últimas Notícias

Festa de dois anos continua até o fim do mês em todo o Estado

Eventos organizados em cada uma das 89 diretorias de ensino do Estado se estendem até o final do mês com várias atividades A região de Campinas comemorou os dois anos […]

Eventos organizados em cada uma das 89 diretorias de ensino do Estado se estendem até o final do mês com várias atividades

A região de Campinas comemorou os dois anos do Programa Escola da Família no Sesi Santos Dumont, no bairro Bacuri.

Centenas de pessoas puderam curtir espetáculos de dança, teatro, ginástica rítmica, música clássica, apresentação de fanfarras, capoeira, axé e toda a magia do circo.

E a festa continua. Confira a programação em várias regiões do Estado.

ABCD e Grande São Paulo

Nas 352 escolas de São André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema, o segundo aniversário do Programa Escola da Família será comemorado com recheada agenda de atividades que vão até dia 28 de agosto. As apresentações culturais e artísticas são os destaques da festa: danças medieval, afro e folclórica, grupo de violeiros, chorinho e música clássica, farão parte da programação na Faculdade Fama, em Mauá.

Em Paranapiacaba, vizinha a Santo André, a comunidade vai aprender o valor de cada alimento e também sobre medicina alternativa. As oficinas de pintura, mosaico, mangá e até confecção de roupa para cães, serão mostradas durante a comemoração, no Clube Lyra.

Já as 60 escolas de Itapevi, na Grande São Paulo, vão mobilizar 67 mil alunos, entre os dias 20 e 21 de agosto, com gincanas, teatro, torneios esportivos e o resgate das brincadeiras de roda. No outro extremo da Grande São Paulo, em Guarulhos, a festa será dia 20 de agosto, na FIG- Faculdade Integrada de Guarulhos.

Nos dias 20 e 21 de agosto também tem festa em Mogi das Cruzes, na Escola Estadual Coronel Almeida. E as comunidades das 63 escolas de Itaquaquecetuba estarão no Casarão do Parque Ecológico da cidade. Além das atividades culturais, Itaquá vêm desenvolvendo um trabalho importante de conscientização na área da saúde com palestras sobre DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS – e alimentação saudável.

As comemorações em Itapecerica e Taboão da Serra, começam no dia 20 de agosto e vão até o dia 4 de setembro. A comunidade poderá conferir a exposição de trabalhos artesanais desenvolvidos no Programa esse ano.

Nas 60 escolas de Suzano, Grande São Paulo, quem for aoa festa será no principal clube da cidade. Quem for ao Suzano Futebol Clube, no dia 21, vai assistir apresentações de ginástica olímpica, artes marciais e dança do ventre, que são destaques na região.

Ribeirão Preto e região

As escolas estaduais de Ribeirão Preto e região estão se organizando para uma festa que irá reunir atividades recreativas, esportes e muita competição. A programação segue até o final do mês, aos finais de semana, em 97 escolas região. O Dia da Beleza, programado para este domingo, dia, 21 na Escola Estadual Vereador Orlando Vitalino, em Ribeirão Preto, vai oferecer gratuitamente corte de cabelo e manicure, entre outros serviços. Além dessas atividades as escolas promoverão campeonatos de futsal, vôlei e basquete, apresentações musicais, desfiles, campeonato de agilidade e corrida de bicicleta.

Na região de Franca, uma caminhada reunindo alunos e voluntários, dia 20, será o ponto alto das comemorações. A idéia é reunir todas as escolas participantes para um passeio pela cidade. Após a caminhada haverá a apresentação de bandas musicais e um pedágio que distribuirá peças de artesanato feitas pela comunidade.  

 Na região de São Joaquim da Barra, cada escola vai ter sua festa individual, mas algumas vão reunir projetos em um só evento. É o caso da cidade de Morro Agudo, onde as escolas Roberto Robazzi, Manoel Martins, Okano Mizuno e Lourenço Bueno de Camargo criaram uma Rua do Lazer para um desfile interativo das atividades mais representativas do Escola da Família.

A programação de eventos e atividades extra-escola será desenvolvida até o fim do mês. Em todas as outras escolas da região o calendário de eventos está pra lá de recheado. Algumas, como a Escola Estadual Dona Maria Carolina de Lima, de Nuporanga, vão inaugurar projetos de site, cinema e rádio.

Na região de Sertãozinho as comemorações começaram no último dia 6, com os alunos e a comunidade envolvidos em atividades, campeonatos, palestras, oficinas, gincanas e homenagens. É o caso da Escola Estadual Profº Plínio Bernardo, que apresenta dia 21, a partir das 14h30, a peça de teatro “A sátira sobre a criação do Mundo”, feita por alunos da escola.

Na região de Barretos também não faltam atividades esportivas, culturais e artísticas, além de oficinas e palestras. As atividades de comemoração do Programa serão apresentadas nos dias 20, 21, 27 e 28, na 50ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Já os municípios de Colina e Jaborandi realizam dia 21 um passeio ciclístico com a participação de todas as escolas.

Sorocaba e região

Na região de Sorocaba, a festa de dois anos do Programa Escola da Família terá atividades esportivas, culturais, de saúde e de qualificação para o trabalho. Dia 20, no município de Itapeva, será realizado o concurso Miss Escola da Família, com a participação de 21 escolas estaduais. Cada unidade terá uma representante.

Nos municípios de Itapetininga (dia 20), Botucatu (dias 20 e 21) e Avaré (11 de setembro), os alunos subirão ao palco para apresentar danças folclóricas, teatro e capoeira. Os participantes poderão medir a pressão arterial, cortar o cabelo e fazer exame de visão e teste de diabete. E ainda, receber orientações sobre higiene bucal e alimentação. E não é só. A programação inclui ainda atividades esportivas e oficinas de padaria artesanal, tricô, crochê, e pintura em tela e em tecido.

São José dos Campos e região

Cinco escolas estaduais de São José dos Campos vão servir de palco para a comemoração de dois anos do Programa Escola da Família, no próximo dia 21. Das 9 às 16 horas, as escolas Ana Cândida de B. Molina, Pedro Mascarenhas, Suely Antunes de Mello, Ayr Picanço e Joaquim de Moura Candelária estarão abertas para a comunidade – que já é recebida todos os finais de semana – para atividades de esporte, cultura, lazer e educação para o trabalho.

A programação inclui uma rua com várias opções de lazer, oficinas e exposição de fotos e de trabalhos produzidos aos finais de semana nas escolas. Também serão mostrados shows de talentos com apresentações artísticas de pessoas da comunidade, universitários e professores.

Lins e região

Em Lins, no sábado, dia 20, a Praça Coronel Pizza, no centro da cidade, vai virar um grande palco com atividades para todas as idades. Das 10h às 17h, as ruas em torno da praça ficarão fechadas para as comemorações.

O evento reunirá as 42 escolas dos 10 municípios da região da diretoria de ensino de Lins. Trenzinho, pula-pula, oficinas de artesanato, exposição e apresentações de dança e teatro fazem parte das atividades. O destaque da festa fica por conta de uma enorme mesa com pães e doces produzidos nas padarias artesanais das escolas da região. As delícias serão distribuídas para toda a comunidade. A diretoria de ensino de Lins espera a participação de mais de 4 mil pessoas.