Na E.E. Dona Brasília Castanho de Oliveira, em Guarulhos, todos os alunos estão preparados para realizar as provas do Saresp, que acontecem nessa terça (26) e quarta-feira (27). E a motivação para estudar veio em tom de música. Todas as séries da unidade participaram de um festival sobre a avaliação.
O concurso foi idealizado pela Diretoria de Ensino Guarulhos Norte com o objetivo de estimular os estudantes a escrever paródias ou letras autorais apresentando a importância do exame.
“O projeto Desafio do Saresp, Jovens em Ação veio ao encontro da necessidade de conscientizar os alunos. Percebemos que a linguagem musical aproximou o tema à realidade do público em questão, garantindo comprometimento”, explica a dirigente Maria Ines Molinari Sofia.
Matheus Henrique Nicolau, que é aluno do Ensino Médio, foi um dos primeiros a se inscrever. Com uma ideia na cabeça e o apoio de seus amigos, ele descobriu suas habilidades como compositor e vocalista. Dessa forma, a banda compôs sua primeira música, que se tornou o hit da escola.
“Não imaginávamos que a escola inteira iria cantar junto com a gente. Além de conscientizar sobre o Saresp, esse festival conseguiu formar bandas para a escola, o que é muito legal”, diz.
Tanta empolgação é fruto de muito trabalho. Nos bastidores, a gestão da escola articulou um projeto pedagógico desenvolvido há dois anos na unidade. Dia a dia, por meio de atividades dirigidas, os educadores explicaram o peso do exame que avalia a educação paulista.
“A questão do Saresp na escola é trabalhada o ano todo. Por isso, o envolvimento deles foi total, tanto que a música deles não foi uma paródia, foi de autoria”, fala Eliane Cristine Ribeiro Valotto Gomes, coordenadora do Ensino Médio.