sexta-feira, 16/09/2011

Festival do Minuto tem inscrições abertas a alunos da rede em Suzano

Para participar, os estudantes devem produzir um trabalho audiovisual e interdisciplinar em formato de reportagem O Segundo Festival do Minuto, promovido pela Diretoria Regional de Ensino de Suzano, está com […]

O Segundo Festival do Minuto, promovido pela Diretoria Regional de Ensino de Suzano, está com inscrições abertas para os estudantes das 62 escolas estaduais dos municípios de Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Podem participar alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os interessados podem se inscrever até 10 de outubro.

Os estudantes deverão produzir um vídeo de um minuto no formato de reportagem jornalística com tema livre. Os trabalhos podem ser realizados individualmente ou em equipes de até cinco participantes. Em 2010, o primeiro concurso também teve tema livre, entretanto não teve um gênero específico.

Vinculada ao jornalismo, a linguagem escolhida propõe uma prática educativa diferenciada que contribui para a compreensão crítica e gera reflexões sobre o cotidiano. Ao mesmo tempo, a elaboração do trabalho compreende mecanismos de interface com outras linguagens como teatro, música e design e a utilização de recursos tecnológicos integrados de forma interdisciplinar com a escola.

“A intenção do festival é que sejam criados trabalhos integrados ao currículo oficial do Estado de São Paulo, por meio de um gênero textual que tem grande apoio no caderno do aluno e do professor. Além disso, a produção envolve a linguagem cinematográfica, que dialoga com muitas mídias”, explica Vander Juliano Escudero, professor-coordenador de tecnologia da oficina pedagógica da diretoria de ensino.

Inscrição

Os interessados em concorrer no festival devem enviar um email para festivaldominutodesuzano2011@gmail.com, em que devem constar: título do vídeo; nome da escola; professor responsável; nomes do aluno ou do grupo, nesse caso descrevendo a participação de cada componente; uma sinopse e uma breve contextualização do vídeo. Os trabalhos devem ser salvos na extensão wmv ou avi, zipados e enviados no mesmo endereço de email.

Os alunos poderão contar com o suporte das salas do Acessa Escola para editar os trabalhos. Os estagiários do programa irão auxiliar a produção dos participantes. Os professores de disciplinas vinculadas à proposta também auxiliarão os estudantes interessados.

Cada unidade de ensino poderá inscrever até cinco vídeos. Os professores-coordenadores de cada unidade serão responsáveis por organizar a participação dos concorrentes. Caso haja a produção de mais de cinco trabalhos por escola, haverá uma seleção interna.

Todos os trabalhos inscritos serão postados pela comissão organizadora no site do You Tube na conta “desuzano2011” do festival obedecendo à ordem de inscrição. No site da Diretoria de Ensino, os estudantes podem encontrar orientações mais específicas para a elaboração das produções.

Os vídeos devem ser inéditos produzidos exclusivamente para o Festival do Minuto e que estejam dentro da proposta. Eles também não podem violar a privacidade dos possíveis personagens e entrevistados, nem podem ter caráter institucional, promocional ou publicitário.

Premiação

O resultado da competição será divulgado no dia 26 de outubro. A comissão julgadora, formada por uma equipe da diretoria de ensino, irá premiar os três melhores trabalhos. Além disso, os três vídeos mais acessados até as 17h do dia 26 de outubro também serão vencedores da competição, totalizando seis vídeos premiados. Na edição anterior, o trabalho que conquistou o primeiro lugar teve mais de mil acessos no site You Tube. Os prêmios ainda serão definidos.