quinta-feira, 20/09/2012
Imprensa

Filmes produzidos por alunos da rede estadual podem ser vistos até amanhã no Festival Anima Barretos 2012

As animações selecionadas serão apresentadas em sessões às 10h e às 13h, no cinema Centerplex, em Barretos Promovido pela Diretoria de Ensino de Barretos, o festival contou com a participação […]

Promovido pela Diretoria de Ensino de Barretos, o festival contou com a participação de cerca de 7.000 estudantes de 23 escolas estaduais da região

A Diretoria Regional de Ensino de Barretos apresenta até amanhã, 21 de setembro, os 43 filmes selecionados para a 6ª edição do Anima Barretos, festival de animação voltado a alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais locais. Cerca de 7.000 estudantes de 23 unidades de ensino participaram da criação dos vídeos. Há sessões às 10h e às 13h, em duas salas de cinema do Centerplex, no North Shopping Barretos.

Neste ano, os temas do festival são “Luiz Gonzaga”, “Festa do Peão” ou de livre escolha. Os trabalhos são classificados em três categorias: desenho, stop motion e mista. Durante o evento, os vídeos serão avaliados por um júri técnico e pelo público, que pode votar no local ou por meio do site www.animabarretos.com.

Os estudantes participantes formaram grupos de até três componentes e criaram filmes, utilizando técnicas de animação, com no mínimo 30 segundos e no máximo três minutos de duração que foram postados no YouTube.

O Anima Barretos tem por objetivo incentivar o uso da animação como instrumento didático e ampliar o conhecimento dessa linguagem, que envolve som, imagens em movimento e a tecnologia, instigar os alunos à leitura das imagens em movimento, criação de storyboard (roteiro) e animações, além de descobrir e estimular novos talentos.

Para participar do festival, os estudantes foram orientados por professores de arte que passaram por capacitação técnica promovida pela Diretoria Regional de Ensino de Barretos. O uso da tecnologia e a produção audiovisual dentro da disciplina de arte são temas que integram a proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

“Durante o processo de criação das animações, os alunos se socializam, trocam ideias e melhoram sua autoestima, além disso se aproximam da tecnologia e suas ferramentas”, explica Maria de Lourdes Sousa Fabro, professora-coordenadora do núcleo pedagógico de arte da Diretoria de Ensino de Barretos e organizadora do festival, que teve início em 2006.