terça-feira, 23/07/2019
Lazer

Filmes sobre arte e pintura na Casa das Rosas

Iniciativa ocorre entre julho e setembro, às quintas-feiras sempre às 19h.

Entre os meses de julho e setembro, a Casa das Rosas, na capital paulista, vai receber o tradicional cinema ao ar livre com exibição gratuita de clássicos do cinema. As sessões serão abertas ao público e acontecem às quintas-feiras, sempre às 19h.

O tema dessa rodada de clássicos é a exibição de filmes que contem a história de pintores consagrados, como Jackson Pollock, ou como a pintura pode inspirar outras formas de arte, como o filme “A moça com brinco de pérola”. “Alguns dos filmes podem ser usados por educadores em sala de aula, como complemento em aulas de arte ou estímulo ao aprendizado”, pontua a professora Érica Miranda.

No dia 18 de julho, quinta-feira, será exibido o filme Pollock (2000), dirigido por Ed Harris. O longa, que é indicado para maiores de 14 anos, conta a vida do pintor Jackson Pollock, a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas, conhecido por seu estilo abstrato-expressionista inovador. Sua trajetória de abusos alcoólicos e de uma relação amorosa muito conturbada, o levou da ascensão à decadência.

Já a trajetória do italiano Amedeo Modigliani também será exibida no filme Modigliani – A paixão pela vida, dirigido por Mick Davis. No dia 1º de agosto o público conhecerá a vida adulta do pintor em Paris, onde se destaca no meio artístico, conta com a amizade turbulenta e o assessoramento de Pablo Picasso, e suas experiências no meio boêmio.

“Conhecer a vida de alguns pintores é de grande acréscimo para muitos estudantes. Alguns são influenciados e conseguem replicar estilos na sala. O Pollock é um caso importante, já que revolucionou a arte abstrata”, conta a professora Marli da Silva.

No dia 15 é a vez de Rembrandt, com direção de Alexander Korda. Em setembro, dia 5, a direção de Peter Webber em A moça com brinco de pérola, com três indicações ao Oscar, recria o ambiente onde o holandês Johannes Jan Vermeer pintou o quadro que dá nome ao longa, que tem duração de 100 minutos.

Jardim Paradiso – Casa das Rosas
Local: Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura,
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)