• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 21/11/2005
Últimas Notícias

Filosofia já: alunos apresentam projetos de pesquisa com protocolo científico.

Cinco escolas da Capital fazem a festa de encerramento do programa Filosofia na Juventude, na próxima sexta-feira, dia 25. Alunos das escolas estaduais Tito Prates da Fonseca, Caetano de Campos, […]

Cinco escolas da Capital fazem a festa de encerramento do programa Filosofia na Juventude, na próxima sexta-feira, dia 25.

Alunos das escolas estaduais Tito Prates da Fonseca, Caetano de Campos, Rômulo Pero, Tarcísio Álvares Lobo e Pedro Alexandrino vão apresentar pesquisas filosóficas durante o I Fórum de Filosofia do Ensino Médio. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 8 horas, no auditório da Escola Estadual Caetano de Campos, na Consolação. O fórum, resultado do projeto “Filosofia na Juventude”, desenvolvido por professores de filosofia das diretorias de ensino Centro e Norte 2, visa aproximar o aluno da pesquisa e da vivência acadêmica. Além disso, os novos filósofos do ensino médio terão a missão de refletir sobre os problemas contemporâneos, começando pela própria educação e escola pública.

É a primeira vez que alunos do Ensino Médio apresentam suas pesquisas para professores, diretores, pesquisadores e colegas, fazendo uso do protocolo acadêmico e debatendo suas idéias e conclusões. Durante o processo de pesquisa, os alunos receberam informações sobre metodologia científica, orientação pessoal, passando por um processo de argumentação e defesa em banca para a seleção final, que elegeu os trabalhos que serão apresentados no fórum.

Os principais objetivos do fórum são:

· Incentivar a pesquisa;

· Motivar e promover a produção científica;

· Aproximar os discentes da vivencia acadêmica;

· Apresentar a filosofia em seus problemas essenciais, assim como sua relevância para o ensino médio e para a educação pública de maneira geral;

· Integrar o diálogo e promover a discussão entre alunos e professores;

· Familiarizar o aluno com o processo acadêmico de pesquisa e com a metodologia científica;

· Promover o debate para o aprimoramento da educação pública;

· Promover a integração social, a valorização do indivíduo, desenvolvimento de um novo ethos escolar.

Para outras informações e conhecer os projetos na íntegra, os interessados podem visitar o site do projeto, o www.filosofianajuventude.cafe.pro.br.

SERVIÇO

I Fórum de Filosofia do Ensino Médio

Dia 25 de novembro – 8 horas

EE Caetano de Campos – Rua João Guimarães Rosa, 11 – Consolação