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quinta-feira, 06/11/2014
Boas Práticas

Filosofia na educação é tema de iniciação científica de alunas de escola da rede

Objetivo foi ajudar a criar um cidadão crítico e reflexivo

Ao ter contato com a filosofia no Ensino Médio, muitos jovens se interessam pela forma como a disciplina irá contribuir para sua formação. Neste sentido, Mariana Gomes de Oliveira Sales e Polyanna Luperini da Silva, alunas do Ensino Médio da E.E. Salvador Ramos de Moura, em São João do Pau d´Alho, município do Estado de São Paulo, realizaram um projeto sobre a importância da disciplina.

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As estudantes criaram o projeto “Importância da filosofia na educação infantil: desenvolvendo seres pensantes”, que teve como ideia levar a disciplina para os alunos do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver a reflexão por meio de atividades de diálogos.

Para isso, as estudantes tiveram que fazer parcerias com os professores do  Ensino Fundamental, para apresentar a disciplina aos alunos e observar o quão longe poderiam ajudar na formação de cidadãos críticos e reflexivos. “Elas entenderam que fazem parte de uma sociedade, e que é importante ajudar uns aos outros. Neste sentido, viram que poderiam ajudar crianças que ainda estão conhecendo o mundo a pensar de uma forma crítica e racional”, afirma o professor-coordenador, Ricardo Dias.

O projeto fez tanto sucesso entre os alunos do Ensino Fundamental que as garotas chegaram a apresentá-lo como trabalho de iniciação cientifica em uma universidade da região. Além disso, as estudantes tem o objetivo de elaborar um projeto de lei que regulamente a implantação da disciplina de filosofia no Ensino Fundamental. “Vimos melhora nos alunos a partir das atividades de filosofia. Neste sentido, queremos levar à Brasília um projeto de lei para, quem sabe, a disciplina possa ser aplicada também para os alunos mais jovens”, conta Mariana.

E, se depender das garotas, o projeto irá continuar, mesmo após a conclusão do Ensino Médio. “Como estamos na 3ª série do Ensino Médio, a ideia é passar o projeto para algum aluno da 1ª série que seja responsável, para que o haja a continuidade”, finaliza a estudante.