sexta-feira, 23/08/2013
Escola da Família

Escola da Família leva espetáculos de ópera para unidades da Grande São Paulo

Quatro unidades da rede estadual recebem as apresentações. A entrada é gratuita

Neste final de semana, o programa Escola da Família promove quatro apresentações da ópera “A Criada Patroa” na Grande São Paulo. No sábado (24), em Mogi das Cruzes, a E.E. Profa. Adelaide Maria de Barros recebe o espetáculo, às 11h, e a E.E. Vereador Narciso Vague Guimarães, às 15h. Domingo (25), as cortinas serão abertas nas escolas de São Caetano do Sul, às 11h, na E.E. Laura Lopes e, às 15h, na E.E. Dona Idalina Macedo da Costa Sodré. Além de ópera, você pode aproveitar o tempo livre para visitar a Virada Renascentista com obras de Michelangelo. Confira a programação!

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

20130822_opera_336Proporcionar o contato de crianças com a cultura da música erudita é o objetivo do projeto que leva apresentações do espetáculo de ópera “A Criada Patroa” para escolas estaduais. As apresentações fazem parte do programa Escola da Família que abre as portas de unidades da rede para a comunidade aos finais de semana. Na trama, a história de Serpina, empregada que cresceu na casa do seu patrão Uberto. Na fase adulta, a criada se apaixona por seu chefe e conta com a ajuda de seu amigo Vespone para conquistar o coração do amado. A linguagem do espetáculo é voltada ao público infantil, mas pessoas de todas as idades podem assistir. A entrada é gratuita e dispensa a retirada de ingresso.

20130822_luiz_gonzaga_336_01Para homenagear o Rei do Baião, 2013 foi eleito como o “Ano Luiz Gonzaga”. O Museu da Oca integra os endereços que homenageiam o consagrado interprete e compositor brasileiro na mostra coletiva “O Imaginário do Rei”. Facetas nunca vistas de Gonzaga são expostas em fotografias raras. Livros, CDS, roupas usadas em apresentações e 162 obras de artistas com várias técnicas podem ser observadas. Os filmes “O Homem que Engarrafava Nuvens” e “Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões” terão exibições especiais. As crianças poderão manusear instrumentos musicais nas oficinas dos multi-artistas Narcélio Grud e Tércio Araripe. Até 15 de setembro é possível visitar o espaço. O museu abre ao público de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

20130822_michelangelo_336_03Entre às 8h do sábado (24) e 22h deste domingo (25), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza a Virada Renascentista que reúne criações de Michelangelo, Ticiano, Tintoretto e Leonardo da Vinci. Serão 38 horas ininterruptas de funcionamento e para não deixar ninguém desanimado, entre às 20h e 3h, em frente ao CCBB haverá apresentações de música. No repertório, canções renascentistas com mixagens atuais do Djs Valter Nu, Mirto de Paula e Rodolfo Valente. Enquanto os músicos tocam, o coletivo audiovisual Madrigal Matrix projetará imagens sobre o corpo dos artistas e plateia. A participação é gratuita. Mais de 12 mil pessoas são esperadas.