• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/12/2011
Últimas Notícias

Final da IV Jornada de Matemática acontece nesta sexta-feira

Quarenta e dois alunos de 5º anos do Ensino Fundamental participam da etapa final, que acontece hoej, nove de dezembro, na capital A Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria da […]

Quarenta e dois alunos de 5º anos do Ensino Fundamental participam da etapa final, que acontece hoej, nove de dezembro, na capital

A Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria da Educação e voltado a alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas estaduais, chega amanhã (9/12) ao final de sua 4º temporada.

Quarenta e dois alunos finalistas, distribuídos em seis equipes – três da capital e demais cidades da região metropolitana e três do interior do Estado – estarão reunidos no Teatro Franco Zampari, localizado na região central da capital, para a disputa final, marcada para começar às 13h. Cada integrante da equipe vencedora receberá como prêmio um netbook e um acervo de livros.

O objetivo da competição é desenvolver o conhecimento e raciocínio dos estudantes, que terão de usar criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano.

Até chegar à final, as equipes, formadas por cinco participantes e dois suplentes de uma mesma classe, disputaram eliminatórias por escola, por diretoria regional de ensino, e semifinal e final por polos definidos pela COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo) e pela CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior).

Nesta última etapa, as equipes precisarão resolver seis desafios, nos quais serão avaliadas suas habilidades de cálculo (cálculo mental e escrito, exato e aproximado) e também as habilidades relacionadas à resolução de problemas. A equipe que pontuar mais, vence. O resultado será conhecido ainda na tarde de sexta-feira.

A competição terá a torcida dos colegas de classe dos participantes e a presença de representantes das escolas e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O evento é fechado ao público em geral, porém, um especial sobre a IV Jornada de Matemática será apresentado pela TV Cultura no dia 17 de dezembro, às 13h30.

Equipes finalistas da IV Jornada de Matemática

Escola Estadual Diretoria de Ensino Cidade
Professor Ulysses Sanches Ramires Caieiras Francisco Morato
Professor José Sylvio Cimino Guarulhos Norte Guarulhos
Professor David Eugenio dos Santos Norte 2 São Paulo
Professora Josephina Zinni Almada Franca Franca
Professor Astor Vasques Lopes Itapetininga Itapetininga
Professora Teófila Pinto de Camargo Taquaritinga Itápolis