• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/12/2019
Lazer

Final de semana terá várias atrações na Biblioteca Villa-Lobos

Biblioteca tem programação especial por conta do aniversário de cinco anos da instituição

As férias estão chegando! E com ela, vários museus, parques e outros dispositivos culturais de São Paulo preparam uma programação especial para os estudantes e professores que estão de recesso na rede estadual. Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a programação é ainda mais especial por conta do aniversário de cinco anos da instituição.

A sugestão para dezembro é que você venha conhecer e aproveitar a programação gratuita das bibliotecas. A Biblioteca acontece todos os dias, em horários diversificados, mas é importante frisar que ela estará fechada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro.

Neste fim-de-semana as atrações são as mais diversas. Acompanhe abaixo!

7 de dezembro (sábado)

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao final, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

13h às 13h40 – Hora do Conto – “Capitão Cueca e seus Superpoderes” – As aventuras do Capitão Cueca é o pano de fundo para mostrar os superpoderes da leitura para as crianças. Não é necessário fazer inscrição.

14h às 18h – Oficina Poesia: Da Criação à Publicação Independente – A oficina tem como objetivo estimular a produção escrita dos participantes e apresentar recursos para a publicação independente. Com exercícios, leituras compartilhadas e provocações literárias, cada participante traça um caminho que vai desde a criação de poemas até as possibilidades de diagramação e confecção de zines, plaquetes e cartoneiras. O intuito é que, ao final da oficina, todos tenham duas publicações – uma coletiva e outra individual – desenvolvidas artesanalmente, fazendo uso de diferentes técnicas de costura, dobra e impressão. Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).

14h30 às 16h – Oficina Introdução ao Teatro de Sombras – O Teatro de Sombras é uma forma teatral encantadora, mas rara no Brasil. A oficina é uma oportunidade de conhecer uma das formas teatrais mais antigas do mundo e um patrimônio imaterial da humanidade. Atividade indicada para crianças a partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

15h às 17h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h30 – Espetáculo “É Tempo de Comemorar” – O espetáculo parte da ideia da importância de escutar histórias. É o início da aprendizagem para ser um ser humano, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. As histórias narradas ao grupo conseguem deixar fluir o imaginário e levar o público a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da encenação. É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, passando pelos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história. Não é necessário fazer inscrição.

8 de dezembro (domingo)

9h30 às 17h30 – Palhaços Jacinto & Sandoval – Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia. Não é necessário fazer inscrição.

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Com equipe BVL.

10h30 – Brincadeiras de Cordel – Atores com instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos. Não é necessário inscrição.

11h às 13h – Segundas Intenções – Bate-papo com a escritora Jarid Arraes. Mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição.

13h30 às 16h – Oficina Moinhos de Poesia – Quais palavras e cores te movimentam? Qual poesia é fonte de força e te faz girar? Nessa atividade, serão construídos moinhos de vento que se movem junto com palavras e cores em seu interior. Em roda, durante a oficina, acontece uma conversa sobre quais os nossos combustíveis poéticos, o que nos nutre e me nos permite imaginar.  Vagas preenchidas por ordem de chegada.

13h30 – Brincadeiras de Cordel – Atores com instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos. Não é necessário inscrição.

14h às 18h – Oficina Poesia: Da Criação à Publicação Independente – A oficina tem como objetivo estimular a produção escrita dos participantes e apresentar recursos para a publicação independente. Com exercícios, leituras compartilhadas e provocações literárias, cada participante traça um caminho que vai desde a criação de poemas até as possibilidades de diagramação e confecção de zines, plaquetes e cartoneiras. O intuito é que, ao final da oficina, todos tenham duas publicações – uma coletiva e outra individual – desenvolvidas artesanalmente, fazendo uso de diferentes técnicas de costura, dobra e impressão.

16h – Espetáculo “A Cortina da Babá” – A “Cortina da Babá” é uma adaptação do conto Nurse Lughton´s Curtain, da escritora inglesa Virginia Woolf, centrado em figuras bordadas em uma cortina que ganham vida, quando a babá que as criou adormece. O espetáculo marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China –, o espetáculo promove uma ruptura com a técnica ortodoxa, em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz e da liberdade que a arte permite. Retirada de senhas com 1 hora de antecedência na porta do auditório.