• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/11/2003
Últimas Notícias

Final do Festival de Música impressiona o público no Ginásio do Ibirapuera

Seis mil alunos de Escolas Estaduais lotaram o Ginásio do Ibirapuera na terça-feira, dia 11 de novembro, para assistirem a final do I Festival de Música “Adoniran Barbosa”. O evento, […]

Seis mil alunos de Escolas Estaduais lotaram o Ginásio do Ibirapuera na terça-feira, dia 11 de novembro, para assistirem a final do I Festival de Música “Adoniran Barbosa”. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação faz parte do Festival de Música, Dança e Teatro de São Paulo, que teve início no começo do ano e contou com a atuação de 2 mil escolas.

Com mais de 3 mil inscritos e a participação de 25 municípios da capital e interior paulista, o festival apresentou 15 finalistas: bandas de rock, conjuntos, solistas e intérpretes de composições próprias, MPB, Gospel e pout-pourris.  O corpo de jurados, formado por músicos, maestros, arranjadores e produtores musicais ficou  impressionado com as apresentações ecléticas dos alunos artistas. O festival levou música, dança e até atrações teatrais internacionais como a peça  “A Bela e a Fera” interpretado por alunos de Andradina.

A animação da segunda parte do evento ficou por conta de Luciano Huck, que divulgou os três últimos finalistas e aproveitou para dar um recado aos jovens: “Contem sempre comigo para qualquer manifestação artística, pois é o caminho para o crescimento da cultura e da música”.  O Secretário da Educação, Gabriel Chalita, e os representantes das Coordenadorias de Escolas da Capital e da Grande São Paulo (COGSP), do Interior (CEI), e da Coordenadoria de Normas Pedagógicas (CENP) participaram da premiação com o apresentador.

Premiação

O primeiro lugar foi para o grupo de “chorinho” da EE Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Mota, de Porto Feliz. Usando violão, flauta e pandeiro, os artistas mirins encantaram a platéia. O troféu foi entregue pelo professor Gabriel Chalita que destacou a importância do evento: “O jovem tem espaço para criar toda e qualquer manifestação artística que mostre sua competência, o festival é um destes espaços”. O secretário também citou a importância dos professores para que o Festival acontecesse.

O cantor Rafael, da EE Governador Paulo Sarasate, Zona Leste, ficou em segundo lugar com a estonteante interpretação da música “Sonho de um Palhaço”. A terceira colocação foi para o grupo da EE Thomas Ribeiro de Lima, de Caraguatatuba, que cantou músicas de Gonzaguinha. O primeiro prêmio destaque ficou com a banda de rock da EE Conselheiro Ruy Barbosa, Zona Norte, com a interpretação das músicas do grupo “Angra”. A música “Canção de Amor”, autoria  do aluno Mauro Cezar da EE Pedro Morceli, de Guarulhos, ganhou o segundo prêmio destaque.

Para as alunas Priscila de Lima e Gisele Barbosa, de 14 anos, da EE Bairro Capuava, de Taboão da Serra, o Festival de Música é uma oportunidade inédita que o jovem tem para mostrar seu potencial artístico. “O festival é muito legal porque é uma das únicas oportunidades que jovens humildes como nós temos para mostrar nosso talento”, finalizou Priscila.