terça-feira, 10/11/2020
Pais e Alunos

Finalista do Jabuti, Viagem Literária tematiza a poesia e a contação de histórias

Desde sua estreia, em 2008, o programa já percorreu 218 municípios paulistas, com 207 convidados, e atingiu mais de 340 mil pessoas

Em um ano atípico, marcado por um longo período de confinamento para o combate da pandemia de Covid-19, o 13º Viagem Literária mantém sua missão de levar uma programação cultural de qualidade para as bibliotecas do Estado de São Paulo.

Por isso, a edição deste ano terá dois módulos: “Poesia: Oficinas e bate-papos com escritores”, que acontece de 9 a 27 de novembro deste ano, e “Contação de Histórias: Contos Populares”, de 1º a 19 de março de 2021.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o Viagem Literária é realizado pela Organização Social SP Leituras. O programa é finalista do 62º Prêmio Jabuti, na categoria Fomento à Leitura, dentro do eixo Inovação.

“É um ano difícil”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, “Mas é um ano para mostrar que a biblioteca pública está presente, voltada para os seus públicos, e está fazendo o possível para se manter conectada com eles.”

Este ano, o primeiro módulo, “Poesia: Oficinas e bate-papos com escritores”, percorrerá 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista. A poesia, que está entre as formas literárias mais experimentadas por autores iniciantes e escritores consagrados, será objeto de debates com artistas que encontraram nos versos suas identidades.

Farão parte da primeira etapa os escritores Allan da Rosa, Bruna Beber, Chacal, Daniel Minchoni, Dinha, Eliane Marques, Jonas Samaúma, Lubi Prates, Patrícia Meira, Pedro Marques, Renato Negrão, Rodrigo Ciríaco, Ronald Augusto, Ryane Leão e Wilberth Salgueiro.

Desde que o programa começou, em 2008, foram percorridos 218 municípios paulistas, com 207 convidados, atingindo a um total de mais de 340 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.

O segundo módulo, e “Contação de Histórias: Contos Populares”, que acontece em março de 2021, também percorrerá 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista. A programação completa, com os artistas e grupos de artistas que fazem parte da etapa, serão divulgados oportunamente.

Visite o site do 13º Viagem Literária para conferir datas, horários e endereços: www.viagemliteraria.org.br.