• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/08/2019
Avisos de Pautas

Fique por dentro da Jornada do Patrimônio SP 2019

Evento tem como objetivo aproximar o público de patrimônios, escolas podem participar

Tradicional evento de fortalecimento da história e cultura paulista, a Jornada do Patrimônio Cultural SP 2019 já tem data para acontecer: outubro. 

O evento é participativo e tem como intuito sensibilizar o público para a valorização dos patrimônios culturais dos municípios do Estado, por meio de visitas monitoradas, debates, atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais. Muitas escolas estaduais promovem visitas guiadas e trabalhos escolares, em matérias normais ou em disciplinas eletivas, para aproximar os estudantes dos patrimônios históricos e culturais de São Paulo.

“Estamos ampliando muito a ação da Pasta em relação à área, e o resultado está se materializando. Fico feliz em ver que já conseguimos ampliar a participação dos municípios na Jornada do Patrimônio Cultural SP neste ano”, disse o Secretário Sérgio Sá Leitão.

A programação da Jornada abrange não apenas o patrimônio material, mas também o imaterial – que envolve o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região. “Toda forma de patrimônio pode ser trabalhada durante a ação. Se a cidade tem um prato típico, pode aproveitar para reforçar a divulgação desse prato, praticando um preço diferenciado naquele fim de semana, por exemplo”, explicou Valéria Rossi, Vice-Presidente do Condephaat.

Inspirado na iniciativa que nasceu na França em 1985 e passou a integrar o calendário de eventos de toda a Comunidade Europeia a partir de 1999, o evento chega a sua terceira edição em São Paulo. Estudantes de toda a rede e professores estão convidados a participar.