Quem passa pelos corredores da E.E. Sérgio Buarque de Holanda já se acostumou com o som das flautas. O instrumento é a aposta da unidade de Diadema para aproximar alunos da música e de outras expressões artísticas, previstas no currículo da Secretaria da Educação de São Paulo. Neste ano, são 110 alunos matriculados nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Também em Diadema, na Escola Estadual Orígenes Lessa, é o violino o instrumento escolhido para a prática. Todo os sábados, mais de 40 jovens entre 11 e 13 anos ‘invadem’ a quadra de esportes para os ensaios. O maestro é o professor Luciano Pereira da Costa. Para o próximo ano, a ideia é ensinar os acordes do violoncelo. No Alto Tietê, o violino também tem adeptos.
Em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins, duas vezes por semana estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da E.E. Jussara Feitosa Domschke têm aulas com monitores da Fundação. No encerramento do ano letivo, uma apresentação é montada no Teatro Municipal de Suzano.
Hip hop, samba e funk estão no currículo de SP
Não é só a música clássica que tem espaço nas escolas estaduais. Os currículos de Artes e de Educação Física valorizam outros gêneros. Hip hop, samba e funk estão entre as opções de temas para atividades. No Caderno do Aluno textos e indicações de filmes ajudam a ampliar o estudo em sala de aula das diferentes linguagens artísticas.