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terça-feira, 22/11/2016
Boas Práticas

Flauta e violino ampliam acesso à cultura musical em escolas estaduais de SP

Ensino da música faz parte do currículo de Artes da Secretaria do Estado

Quem passa pelos corredores da E.E. Sérgio Buarque de Holanda já se acostumou com o som das flautas. O instrumento é a aposta da unidade de Diadema para aproximar alunos da música e de outras expressões artísticas, previstas no currículo da Secretaria da Educação de São Paulo. Neste ano, são 110 alunos matriculados nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

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Também em Diadema, na Escola Estadual Orígenes Lessa, é o violino o instrumento escolhido para a prática. Todo os sábados, mais de 40 jovens entre 11 e 13 anos ‘invadem’ a quadra de esportes para os ensaios. O maestro é o professor Luciano Pereira da Costa. Para o próximo ano, a ideia é ensinar os acordes do violoncelo. No Alto Tietê, o violino também tem adeptos.

Em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins, duas vezes por semana estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da E.E. Jussara Feitosa Domschke têm aulas com monitores da Fundação. No encerramento do ano letivo, uma apresentação é montada no Teatro Municipal de Suzano.

Hip hop, samba e funk estão no currículo de SP

Não é só a música clássica que tem espaço nas escolas estaduais. Os currículos de Artes e de Educação Física valorizam outros gêneros. Hip hop, samba e funk estão entre as opções de temas para atividades. No Caderno do Aluno textos e indicações de filmes ajudam a ampliar o estudo em sala de aula das diferentes linguagens artísticas.