De 11 a 15 de fevereiro acontece na USP o Programa STEM TechCamp Brasil, uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos. As inscrições estão abertas até o dia 18 de novembro e podem ser feitas no site abaixo.
O STEM TechCamp é uma semana de imersão na USP, quando os educadores participam de sessões plenárias, oficinas práticas com especialistas norte-americanos e brasileiros e trabalham juntos na elaboração de projetos voltados para a modernização do ensino e utilização de ferramentas inovadoras para o ensino das áreas de exatas nas escolas públicas.
Podem participar do evento coordenadores de currículo e professores do ensino médio na rede pública nas áreas de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matématica), além de professores de língua nas unidades estaduais de São Paulo. “Todos os professores que tiverem familiaridade com a língua estão convidados. Este é um projeto de impacto duradouro no ensino de inglês”, pontua a pedagoga Jucimeire Bispo.
O programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.
“Queremos ensinar inglês de um jeito diferente, mais prático e divertido. Para isso, usamos conteúdos de ciências e tecnologias e transformamos a sala num maker space, no qual o aluno é estimulado a criar raciocínios lógicos em inglês desde os anos iniciais”, explica a especialista norte-americana Barbara Noel, consultora em formação de alunos há mais de 28 anos.
Em maio, a Secretaria da Educação fortaleceu sua parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e recebeu uma formação para professores sobre ensino bilíngue de inglês e português por meio da metodologia STEM, chamada de “Bilinguismo na Educação Pública do Brasil!. Leia mais abaixo.