• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/11/2014
Escola de Tempo Integral

Escolas de Tempo Integral capacitarão mais de mil estudantes para acolhimento em 2015

Alunos serão os protagonistas do curso que terá duração de dois dias em 182 escolas da rede

Entre os dias 24 e 28 de novembro, as escolas do Novo Modelo de Tempo Integral realizarão a formação de estudantes para atuarem no acolhimento de novos alunos no ano letivo de 2015. O curso será realizado em dois dias, de acordo com a escolha da unidade, por alunos que já desempenham a função.

Estima-se que 1.792 alunos passem pelo curso em 182 unidades no Estado. O programa distribuiu kits com pontos que deverão ser abordados, composto por um CD com videoaulas e um manual.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Os alunos formam uma nova geração de multiplicadores do acolhimento, passam os valores do programa e definem as estratégias para a ação que receberá os estudantes depois das férias”, explica Helena Cláudia Achilles, membro da equipe do programa.

Na E.E. Professor Milton da Silva Rodrigues, o time de “laranjinhas”, como são conhecidos os alunos que usam o uniforme do acolhimento, já definiram a programação para o curso. “Em 2014, recebemos os alunos com um tapete vermelho e distribuímos chocolates. No próximo ano, nossa recepção será feita pela banda marcial da escola. Eles estão muito animados”, conta o diretor Osmar Francisco de Carvalho.

Jornada ampliada

A Educação conta com diversos programas com o objetivo de oferecer ao jovem uma jornada ampliada de estudos. No Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, presente em 182 escolas, a jornada é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Saiba mais sobre o modelo na página do programa.