Entre os dias 24 e 28 de novembro, as escolas do Novo Modelo de Tempo Integral realizarão a formação de estudantes para atuarem no acolhimento de novos alunos no ano letivo de 2015. O curso será realizado em dois dias, de acordo com a escolha da unidade, por alunos que já desempenham a função.
Estima-se que 1.792 alunos passem pelo curso em 182 unidades no Estado. O programa distribuiu kits com pontos que deverão ser abordados, composto por um CD com videoaulas e um manual.
“Os alunos formam uma nova geração de multiplicadores do acolhimento, passam os valores do programa e definem as estratégias para a ação que receberá os estudantes depois das férias”, explica Helena Cláudia Achilles, membro da equipe do programa.
Na E.E. Professor Milton da Silva Rodrigues, o time de “laranjinhas”, como são conhecidos os alunos que usam o uniforme do acolhimento, já definiram a programação para o curso. “Em 2014, recebemos os alunos com um tapete vermelho e distribuímos chocolates. No próximo ano, nossa recepção será feita pela banda marcial da escola. Eles estão muito animados”, conta o diretor Osmar Francisco de Carvalho.
Jornada ampliada
A Educação conta com diversos programas com o objetivo de oferecer ao jovem uma jornada ampliada de estudos. No Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, presente em 182 escolas, a jornada é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Saiba mais sobre o modelo na página do programa.