terça-feira, 12/08/2003

Formadores se reúnem para discutir a primeira fase do Programa Letra e Vida

Inicialmente 190 professores alfabetizadores serão  beneficiados pelo Programa , atingindo cerca de 6.000 crianças da rede estadual de ensino na Baixada Santista Os profissionais responsáveis pela implementação do Letra e […]

Os profissionais responsáveis pela implementação do Letra e Vida- Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA)- nas Diretorias de Ensino de Santos e São Vicente estarão reunidos até a próxima sexta-feira (15), das 8 às 17 horas, no Centro de Capacitação Prof. Dr. José Mário Pires Azanha para o desenvolvimento da primeira fase da capacitação.

O objetivo principal do encontro entre os coordenadores gerais, coordenadores de grupo e assistentes técnico pedagógicos, que atuarão diretamente com os professores cursistas em sala de aula, é oferecer um modelo de formação de qualidade e alternativo ao modelo convencional, apoiado em estratégias de resolução de problemas, tematização da prática, trabalho em colaboração e uso da leitura e escrita.

De acordo com a representante da Rede PROFA na Baixada Santista, Rosa Maria Monsanta Gloria, o encontro desta semana visa divulgar o material do Letra e Vida, esclarecer eventuais dúvidas, conscientizar os coordenadores sobre a importância do Programa e discutir as concepções de alfabetização e letramento.

O Programa de formação do professor alfabetizador é baseado nos pressupostos metodológicos dos Referenciais para a Formação de Professores, publicado pelo MEC em 15/10/99, cuja versão inicial foi discutida no país, no primeiro semestre de 1998, em 10 seminários regionais envolvendo todas as Secretarias Estaduais de Educação, 260 Secretarias Municipais, todos os Conselhos Estaduais da Educação e 27 sindicatos de professores.

O Letra e Vida é destinado aos professores alfabetizadores (1ª a 4ª série) e professores coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. A proposta de adesão ao programa é voluntária. A participação do professor no programa se dará fora de sua carga horária de trabalho. Ao final do curso, o docente que completar as 180 horas de estudo e trabalhos receberá um certificado de professor alfabetizador.

Renata Ferrarezi