• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/10/2002
Últimas Notícias

Fórum discute a retomada do Ensino de Arte de 1ª a 4ª série na rede estadual ministrada por especialistas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza em 29 de outubro, no Teatro Frei Caneca (SP), o I Fórum de Ensino de Arte. O evento tem como […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza em 29 de outubro, no Teatro Frei Caneca (SP), o I Fórum de Ensino de Arte. O evento tem como objetivo apresentar a retomada, a partir do ano letivo de 2003, do Ensino de Arte de 1ª a 4ª série ministrado por professores de Arte – e não mais pelos professores polivalentes -, além de dar início ao programa de capacitação. Hoje, os profissionais especializados da rede atendem apenas os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio. “Iremos informar os cerca de 600 educadores presentes sobre a importância da Arte de 1ª a 4ª série ensinada por um especialista, além de discutir que diferença faz para uma criança nesta fase escolar ter acesso ao Ensino de Arte, no que ela se diferencia daquela que não tem ou nunca teve a disciplina”, explica o Prof. Gabriel Chalita, Secretário da Educação.

Segundo a Profª Maria Terezinha Telles Guerra, também coordenadora do projeto e autora de inúmeras publicações na área de Artes, a proposta da Secretaria da Educação é que o Ensino de Arte deixe de ser visto como lazer e passe a ser entendido pelos educadores e alunos como área de conhecimento e linguagem.

Ela, que irá ministrar no Fórum a palestra Linguagens e Construção de Conhecimento, explica que, como qualquer outra linguagem, a Arte também é um instrumento simbólico de representação, que se organiza a partir de signos, especialmente dos signos não verbais – como as cores, luzes, sombras, formas, sons, linhas, movimentos, gestos, entre outros -, e com eles se constróem significados. “A criança deve ser leitora e produtora destes códigos não verbais. Ou seja, saber não só interpretar uma pintura, música, escultura, uma peça de teatro, como também produzir manifestações artísticas como essas. Porém, não de maneira reprodutora, e sim pessoal, inédita, que busque uma forma própria de expressão”, comenta Maria Terezinha.

E completa: “Para que o cidadão se aproprie melhor do passado e faça uma leitura do mundo contemporâneo, ele deve ser ‘alfabetizado` artística e esteticamente. E essa ‘alfabetização’ deve ser feita pelo professor de Arte nas séries iniciais”.

Com o tema Artes Visuais, Dança, Música e Teatro no Ciclo I, será realizada uma mesa redonda para discutir com os educadores presentes o ensino das quatro linguagens da Arte nas séries iniciais. Para isto, estarão presentes especialistas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Vale destacar que estas linguagens não são trabalhadas hoje pela grande maioria dos professores polivalentes, e que existe uma lacuna na formação dos educadores de Arte no que diz respeito ao trabalho destas linguagens com os alunos de 1ª a 4ª série. Estas mesas-redondas serão precedidas pela apresentação de dança do grupo União Dança de Rua, da E.E. Padre Vitalino Bernini (Peruíbe – SP).

Outro destaque do Fórum serão os grupos de estudo, organizados sob o tema Investigando Possibilidades. Os educadores presentes se reunirão em grupos e discutirão os seguintes pontos: A Arte no Ciclo I; O professor enquanto mediador entre Arte e criança e O Papel do Assistente Técnico Pedagógico de Arte. Os resultados das discussões, que identificarão os interesses e necessidades dos professores de Arte em trabalhar com os alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, darão subsídios à coordenação do projeto na elaboração de um programa educacional adequado ao Ensino de Artes à essa faixa escolar, bem como à elaboração do programa de capacitação dos professores.

Confira a programação completa do I Fórum de Ensino de Arte:

8h às 9h30 – Abertura Oficial do Fórum

Prof. Dr. Gabriel Chalita – Secretário de Estado da Educação – SP

Acolhimento / Pauta

Prof. Roseli Cassar Ventrella

Objetivo do Encontro

Prof. Maria Terezinha Telles Guerra

9h30 às 10h – Intervalo / Credenciamento

10h às 11h – Palestra

Tema: Linguagens e Construção de Conhecimento

Profª. Dra. Analice Dutra Pillar – Doutora e Mestre em Arte – Escola de Comunicação e Artes – ECA / USP; Profª. da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante da Linha de Pesquisa em Arte da Pós-graduação em Educação.

11h às 12h – Grupos de Estudo

Tema: Investigando possibilidades

A Arte no Ciclo I

O professor enquanto mediador entre Arte e criança

O papel do Assistente Técnico Pedagógico de Arte

12h00 às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h – Apresentação de Dança do Grupo União Dança de Rua da EE Padre Vitalino Bernini da cidade de Peruíbe

14h às 15h30 – Mesa redonda

Tema: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro no Ciclo I

Profª. Edith Derdyk – Artista Plástica, Ilustradora, Arte-educadora e Autora de diversos Livros, dentre eles: “Formas de pensar o desenho” e “O desenho da figura humana”. Atualmente coordena a Coleção Infantil Siricutico.

Profª. Dra. Yara Borges Caznok – Dra. em Psicologia Social – USP; Ms. em Psicologia da Educação – PUC / SP; Profª. de Harmonia e Análise – Instituto de Arte – UNESP

Prof. Dr. Flávio Augusto Desgranges de Carvalho – Dr. em Educação – USP; Ms. em Educação – UFF – Universidade Federal Fluminense; Prof. Depto. De Teatro da ECA / USP

Profª. Ms. Lenira Peral Rengel – Ms. em Arte / Dança – UNICAMP – Profª. de Dança Clássica e Dança Educacional e Criativa na Faculdade Paulista de Arte e Espaço de Dança Ruth Rachou.

Coordenação da Mesa:

Profª. Maria Terezinha Telles Guerra

Profª. Roseli Cassar Ventrella

15h30 às 16h – Intervalo

16h às 17h – “Em busca de soluções…”

17h – Encerramento

Serviço:

I Fórum de Ensino de Arte

Dia: 29 de outubro de 2002

Horário: das 8 horas às 17 horas

Local: Teatro Frei Caneca

End.: Rua Frei Caneca, 569 – 7º and., Centro – São Paulo