• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 16/11/2004
Últimas Notícias

Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial começa dia 16

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, promoverá em São Paulo, na próxima terça-feira, dia 16, às 18 horas, […]

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, promoverá em São Paulo, na próxima terça-feira, dia 16, às 18 horas, a abertura do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnica-Racial. O evento, que será realizado no Tuca, vai até o dia 18 com oficinas de capacitação, painéis de debates e relatos de experiências de escolas que já trabalham a diversidade étnica-racial.

Foram convidadas para o primeiro dia (16) autoridades governamentais e institucionais, como o ministro Tarso Genro, a ministra Matilde Ribeiro, secretários municipais de educação e representantes de instituições de ensino. A abertura contará com a presença do secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, e da coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria, Sônia Silva.

Durante o evento serão estabelecidos fóruns permanentes sobre educação e diversidades étnico-raciais com o objetivo de tornar cada tema em debate uma questão cotidiana no universo escolar.

Entre as ações desenvolvidas pela educação no Estado de São Paulo, o programa “São Paulo: Educando pela Diferença para a Igualdade”, estará acontecendo simultaneamente até do dia 13 de dezembro com capacitações de docentes para a inclusão dos temas no currículo da rede.

Em 10 anos, a proporção da população que se considera negra ou parda pulou de 5% para 6,2%, um crescimento de 24%, chegando a 10.4 milhões em 2000. Por isso, o MEC, em parceria com todos os Estados brasileiros, vem realizando fóruns em todo o país com o objetivo de formular políticas públicas nacionais e regionais para a promoção da igualdade racial e da valorização da diversidade na área da educação.

O Dia da Consciência Negra é comemorado todo dia 20 de novembro e foi instituído pela lei Estadual n.º 7.968 de 1992. A lei nacional n.º 10.639, de 2003, determina a obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Programação

Dia 16: 18 às 20h30
Dia 17: 8h30 às 18h30
Dia 18: das 8h30 às 18h
Local do Evento: PUC-SP
Teatro TUCA
End: Rua Monte Alegre, 1024
Perdizes – SP