• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/05/2020
Últimas Notícias

Funcionários e estudantes criam projeto ‘Poesia no Varal’, em Mogi Guaçu

A ideia surgiu dos funcionários da Escola Estadual Luiz Martini como forma de acolhimento das pessoas que circulam próximo a escola, na região central da cidade

O ‘Poesia no Varal’ surgiu há três semanas, quando funcionários de uma escola tiveram a ideia de alegrar as pessoas e reduzir o stress em tempos de pandemia. A inspiração veio de um outro projeto, chamado ‘Varal solidário’. De acordo com a diretora da Escola Estadual Luiz Martini, Fabiana Del Nero, a proposta surgiu no final do ano passado, por iniciativa de alunos que moravam em um albergue e queriam ajudar moradores de rua, deixando roupas penduradas para doação, com o ditado: doa quem pode, pega quem precisa.

Assim como no projeto inspirador, o ‘Poesia no Varal’, a ideia é que as pessoas passem pelo local e levem alguma poesia, poema ou letra de música que gostaram para casa. “Este é um compartilhamento de amor. Para mim é maravilhoso e eu os estimulo a construir projetos e um ambiente que seja significativo para eles, tanto funcionários, quanto estudantes”, ressalta Fabiana.

Audrey Machado, agente de organização escolar e uma das idealizadoras do projeto, disse que a iniciativa veio do esgotamento de todos os dias ouvir notícias tristes. “Pensamos em uma maneira de espalhar amor. Como a nossa escola é central e fica em uma rua movimentada, isso acaba chamando a atenção. Tivemos a ideia de fazer um varal e enche-lo de poesias, o intuito é levar um pouco de esperança para as pessoas nesse momento tão difícil, com um pouco de arte. Sabemos que vai passar, mas vamos passar com o coração quentinho”, comenta.

Além deste projeto, a escola ainda conta com o ‘Conexão solidária Luma’, onde, via Whatsapp, são arrecadados mantimentos para a doação a quem mais precisa.