O árbitro apita. Pelas laterais do auditório do Campus Memorial da Uninove entram os seis times que disputam o primeiro lugar na final da VI Jornada de Matemática.
Bolas de futebol espalhadas no chão, apresentadoras vestindo as cores do uniforme canarinho e torcidas organizadas fazem os convidados se sentirem dentro de um estádio.
No telão, perguntas relacionam os números com o esporte preferido dos brasileiros. “Os Matemáticos”, de Itapecerica da Serra; “Os Enigmáticos”, de Mogi das Cruzes; “Furacão”, da Capital; “Os Indivisíveis”, do Mirante do Paranapanema; “Os Sete Fantásticos”, de São Carlos; e “Os Sábios”, de Itapetininga, dividem as bancadas em busca da resposta certa.
Os pontos são disputados passe a passe nos dois tempos do game. Resolução de problemas, operações matemáticas estavam entre os seis desafios da competição.
“A questão de ter que pensar rapidamente, agir de forma colaborativa e trabalhar sobre pressão porque há outro grupo que também está pensando sobre o problema, está tentando responder de forma mais ágil, tudo isso contribui para que eles desenvolvam o raciocínio lógico”, diz João Freitas, Diretor de Desenvolvimento Curricular e de Gestão de Educação Básica.
Quem pensou mais rápido e finalizou a partida com 15.820 pontos foi a equipe “Os Sábios”. Os alunos do time receberam um tablet e acervo de livros. Já os membros dos demais grupos finalistas ganharam uma máquina fotográfica digital e acervo de livros.
Com o troféu na mão, Leonardo Henrique resumiu a sensação de pisar no lugar mais alto do pódio: “Realmente, estou muito emocionado. Trabalhei e estudei muito para conseguir o primeiro lugar”.
“Os alunos verbalizam na Jornada de Matemática tudo o que foi desenvolvido pela Secretaria da Educação e, principalmente, pelos professores na sala de aula. A competição os deixa motivados e isso tem um papel importante nos resultados”, observa Sônia Jorge, Diretora do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais.
Sobre a Jornada de Matemática
A VI Jornada de Matemática é promovida pela Secretaria da Educação. Participam da disputa equipes formadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Cada grupo conta com sete componentes. Na disputa de 2012, a diretoria de ensino campeã foi a Centro-Sul, de São Paulo.