• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/08/2021
Notícia

Fuvest abre inscrições para o vestibular 2022

Prazo vai até 1 de outubro. A primeira fase está agendada para 12 de dezembro

Porta de entrada para os cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo), a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) tem inscrições abertas para o vestibular 2022. A partir desta segunda-feira (16), os interessados podem confirmar participação no site da entidade (https://www.fuvest.br/). É preciso preencher o formulário e anexar cópia de todos os documentos requeridos. A taxa é de R$ 182.

O período de inscrições vai até 1 de outubro. A primeira fase será realizada em 12 de dezembro deste ano. Já as provas da segunda fase estão previstas para os dias 16 e 17 de janeiro de 2022. A divulgação da primeira lista de convocados deverá ocorrer logo na sequência, em 4 de fevereiro.

De acordo com informações da Fuvest, o vestibular vai adotar as mesmas medidas sanitárias implantadas em 2021 devido à pandemia, como “distanciamento mínimo entre carteiras em sala de prova, uso de máscara durante todo o exame, alimentação fora de sala, desinfecção de carteiras e disponibilidade de álcool em gel, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual para todos os colaboradores e supervisão e implementação do protocolo sanitário por equipe coordenada por equipe médica responsável.”

Ansiedade e confiança estudantil

A abertura das inscrições movimenta milhares de estudantes na rede pública de ensino estadual. Na Escola Estadual Leopoldo Santana, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, não é diferente. Entre os muitos candidatos, dois deles convivem com sentimentos e sensações diferentes na expectativa pela primeira experiência.

Aos 18 anos, Kethlyn Kethriny, do 3° ano D, revela que deve se inscrever nas próximas horas. Ela ainda está indecisa entre cursar Música ou Letras. Estudante de Francês e Espanhol do Centro de Línguas, a jovem sente muita influência desses projetos na escolha da sua opção. “Eu estudo também para estar preparada para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Fuvest. Confesso que estou ansiosa e na expectativa das oportunidades que a universidade pode e vai me fornecer”, conta.

Aquela dúvida de definir o que estudar no ensino superior é ponto comum nesta etapa da vida. O colega de Kethlyn, Vinícius Silva Santos, 17, do 3º ano E, está entre Farmácia e Ciências da Computação. Ele explica que tem dividido o tempo de estudo extraclasse em blocos com programação até setembro para preparação de estudo das áreas e, posteriormente, com simulados. “Estou tranquilo e acredito que uma boa preparação é fundamental para ter bons resultados”, afirma.

Calendário Fuvest 2022:

• Período de inscrição: 16 de agosto e 1º de outubro;
• Prova da primeira fase: 12 de dezembro de 2021;
• Provas da segunda fase: 16 e 17 de janeiro de 2022;
• Divulgação da primeira lista de aprovados: 04 de fevereiro de 2022.

Inscrição e mais informações: https://www.fuvest.br