• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/10/2020
Sociedade

Fuvest anuncia medidas de prevenção contra COVID-19 na 1ª e 2ª fases do Vestibular

Prazo para inscrição de candidatos no processo seletivo da Universidade de São Paulo termina na próxima sexta-feira (23)

Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) adotará um conjunto de medidas de prevenção contra o novo coronavírus na primeira e segunda fases do Vestibular de 2021. As 16 diretrizes divulgadas pela Fuvest estão de acordo com as determinações sanitárias e legais vigentes e visam à proteção dos candidatos inscritos para o exame e dos colaboradores que atuam na aplicação das provas, segundo reportagem do Jornal da USP.

O protocolo inclui disponibilização de álcool gel 70%; exigência do uso de máscaras; distanciamento social com manutenção de distância segura de 1,5 m; maior número de locais de prova, com ocupação máxima de 50% do limite de pessoas; permanência de portas e janelas abertas e demarcação de área de fluxo de pessoas de modo a se evitar aglomerações dentro do prédio de aplicação das provas.

Também, haverá fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e protetores faciais, aos colaboradores. Está prevista, ainda, a ampliação do horário de abertura dos portões de acesso ao interior dos prédios, visando a diminuir a aglomeração de candidatos do lado externo.

“Nossos principais pilares são a preservação da saúde e a segurança de nossos candidatos e colaboradores. Nossos esforços estão voltados para minimizar os riscos e dar tranquilidade a todos nesse processo”, destaca ao Jornal da USP a diretora-executiva da Fuvest e professora da Faculdade de Educação (FE), Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno.

Diretrizes

A diretora da Fuvest explica as ações adotadas estão em alinhamento com os princípios estabelecidos pela Universidade de São Paulo para o retorno gradual das atividades presenciais.

Para garantir a implementação adequada das medidas, a Fuvest contará com a presença de uma equipe técnica para consultoria em saúde em todas as etapas do exame, incluindo visita às escolas nas quais as provas serão aplicadas.

Belmira alerta que os protocolos poderão sofrer alterações dependendo da evolução da pandemia e é importante que os candidatos fiquem atentos aos comunicados oficiais divulgados no site da Fuvest.

Atenção para o calendário

O prazo para a realização de inscrições para vestibular 2021 se encerra ao meio-dia desta sexta-feira (23). As inscrições devem ser realizadas pelo site da Fuvest.

A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 182 e o pagamento poderá ser efetuado até 27 de outubro. A prova da primeira fase será realizada no dia 10 de janeiro e as provas da segunda fase ocorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.