• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/02/2003
Últimas Notícias

Gabriel Chalita é o novo presidente do Consed

Esta é a primeira vez que um secretário paulista é eleito em 17 anos para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação O Secretário de Estado da Educação, […]

Esta é a primeira vez que um secretário paulista é eleito em 17 anos para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação

O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, foi eleito ontem, dia 20 de fevereiro, o novo presidente do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, cuja gestão será de dois anos (2003/2004). Esta é a primeira vez que um secretário de Educação do Estado de São Paulo é eleito desde que o órgão foi criado em setembro 1986. A eleição, que ocorreu durante a I Reunião Extraordinária 2003 em Pirenópolis (GO), computou 15 votos a 11.

O Consed é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O órgão tem como objetivo promover a integração das Secretarias de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação com qualidade, além de participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação.

Segundo o Secretário Gabriel Chalita, o principal desafio de sua gestão no Consed será o fortalecimento do Conselho para que este participe mais diretamente nas definições das diretrizes educacionais brasileiras. “A grande bandeira do Consed tem que ser a educação. Ela precisa estar acima da política e dos partidos. Somente o acesso à educação poderá garantir o futuro das novas gerações”.

Também foram eleitos para o biênio 2003/2004 os seguintes vice-presidentes do Consed: Neroaldo Pontes de Azevedo, Secretário de Estado da Educação e Cultura da Paraíba; Eliana Maria França Carneiro, Secretária de Estado da Educação de Goiás; Rosane Marques Crespo Costa, Secretária de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas; Jacó Anderle, Secretário de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina.

Hoje, O Consed está realizando a I Reunião Conjunta MEC/Consed, cuja pauta é a construção da “escola ideal”. O encontro conta com a participação dos Secretários de Estado da Educação, do Ministro da Educação Cristovam Buarque e de dirigentes do MEC.