quinta-feira, 17/11/2005

Gabriel Chalita participa de Congresso Municipal de Educação na Capital

“Como se fora brincadeira de roda, jogo do trabalho na dança das mãos, o suor dos corpos na canção da vida, o suor da vida no calor de irmãos”. A […]

“Como se fora brincadeira de roda, jogo do trabalho na dança das mãos, o suor dos corpos na canção da vida, o suor da vida no calor de irmãos”. A voz de Elis Regina, que espalha versos da poética Redescobrir, de Gonzaguinha, pelo palco do Anhembi, parece anunciar o motivo pelo qual 5 mil educadores lotaram o auditório no primeiro dia do IV Congresso Municipal de Educação, em São Paulo: unir forças, trocar experiências e discutir as relações entre professores, alunos, família, a escola e a cidade.

“O educador é a alma do processo educativo. Por mais que se desenvolvam novas tecnologias, o diferencial é o ser humano. E o professor precisa aprender sempre”, disse o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, um dos convidados para a abertura do evento. Já o secretário municipal, José Aristodemo Pinotti, afirmou que o momento é de reflexão, alegria, arte e música. “Participar de um congresso é se apropriar de conhecimento. Hora de ampliar e trocar nossas experiências.” Representando o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o vice, Cláudio Lembo, foi além. “Dizem os sábios que quem honra a Deus, constrói uma escola”.

O Congresso

O evento, que este ano discute Contextos e Protagonistas, é realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Além dos 5 mil educadores presentes no Anhembi, outros sete mil profissionais de educação participarão do Congresso nos 21 CEUs, por meio de transmissão simultânea.

Principais assuntos

Os temas incluem desde a interferência da violência no nosso desenvolvimento educacional até as atividades culturais. Entre eles, destacam-se:

· A cidade e a escola: novos caminhos para uma antiga associação

· A música como instrumento pedagógico

· Contribuição dos indicadores institucionais para a formulação de políticas públicas

· Arte contemporânea na escola: uma parceria entre a escola e a cultura

· Os filhos do futuro

· Como provocar uma revolução na educação

O evento exibirá ainda pôsteres e outros trabalhos com temas livres das experiências educacionais bem sucedidas em escolas municipais. Os dez melhores trabalhos receberão prêmios.

Participações internacionais

Nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, estarão reunidas personalidades internacionais que contribuem para a educação. Estão convidados Philippe Perrenoud (França), Mariano Hernandez Enguita (Espanha), Nuno Rebelo dos Santos (Portugal), Eduardo Almeida Acosta (México), e Mwalimu Shujaa (Estados Unidos), entre outros.

Arte e Educação

A programação cultural incluirá apresentações musicais, filmes e outras manifestações artísticas. Artistas e escritores como Carlos Heitor Cony, Lygia Fagundes Telles, Marcos Frota, Sílvio Baccareli, Carla Camurati e Rodolfo Konder também fazem parte da lista de convidados.

Música e Teatro

Duas atividades culturais abrirm os trabalhos do primeiro dia: A Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente e a peça teatral Dona Escola. A sinfônica e o coral são projetos desenvolvidos pelo Instituto Bacarelli.

A primeira é resultado de uma parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio e proporciona a prática e o conhecimento de orquestra e repertório sinfônico aos jovens. O coral nasceu há cinco anos por meio de uma parceria com a Volkswagen, ensinando o canto coral a crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, e do DER, de São Bernardo do Campo.

A atitude da escola diante da sociedade e como a sociedade deve enxergá-la é o principal tema da peça Dona Escola, espetáculo que já viajou o país inteiro.

A Trama

Durante duas horas, os personagens tentam convencer Dona Escola – que está se sentindo deprimida, abandonada e desrespeitada – a rever seus conceitos e se abrir mais para o mundo externo.

O texto ressalta a hesitação em aceitar novos desafios de Dona Escola, presa a um passado que já não existe – porque o mundo mudou. Cabe ao Programa Pedagógico e Comunidade encorajá-la a sair de seus muros e conhecer os dias de hoje.

Outras informações podem ser obtidas pelo site: portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br.

IV Congresso Municipal de Educação

Data: dias 17 e 18 de novembro

Local: Palácio das Convenções – Anhembi – Rua Professor Milton Rodrigues nº 100 (entrada pelo portão 35 da Olavo Fontoura)

Celso Bandarra