quinta-feira, 20/03/2003

Gabriel Chalita participa do I Encontro Regional do Fórum Brasil de Educação

O presidente do Consed – Conselho Nacional dos Secretários da Educação, professor Gabriel Chalita, participou, nesta quinta-feira (20.03), no Bahia Othon Palace Hotel, Salvador/BA, da abertura do I Encontro Regional […]

O presidente do Consed – Conselho Nacional dos Secretários da Educação, professor Gabriel Chalita, participou, nesta quinta-feira (20.03), no Bahia Othon Palace Hotel, Salvador/BA, da abertura do I Encontro Regional do Fórum Brasil Educação. O objetivo do encontro, que vai até sábado, é discutir o “Projeto de Educação Nacional: desafios e políticas”.

Gabriel Chalita, em sua palestra, abordou o tema do encontro a partir de três grandes enfoques:

1. Valorização do professor. A importância de fortalecimento do educador, tanto do ponto de vista profissional quanto de sua formação pedagógica. O Estado deve investir maciçamente na sua formação, pois é o principal elo condutor do ensino de qualidade.

2. Temas Transversais. A escola pública deve investir na adoção de temas transversais paralelamente às matérias cognitivas. Algumas ações devem ser implementadas, como o conceito de Escola da Família (os pais participando cada vez mais do dia-a-dia de seus filhos, envolvendo-se com a escola), construção de uma Escola Cidadã, com o princípio do que cada pessoa, cada cidadão pode fazer por um uma escola pública de qualidade e a abertura das escolas nos finais de semana para integração de toda a comunidade.

3. Formação Integral do Aluno. Como as Secretarias de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação podem realizar projetos e ações, em suas esferas, para contribuir na formação integral do aluno.

Além do Presidente do Consed, professor Gabriel Chalita, participaram também da mesa redonda os expositores: Neroaldo Pontes, Conselheiro do CNE/CEB, Arthur Roquete de Macedo, Presidente da Câmara de Educação Superior – CNE/CES, Silvestre Heerdt, Presidente do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, Aduem Sauer, Presidente da Undime. O moderador da mesa redonda foi o Conselheiro Lauro Zimmer.

O Evento faz parte das atividades do Fórum Brasil de Educação cuja principal finalidade é constituir uma rede nacional de discussão sobre as grandes questões, temas e desafios da educação no Brasil.

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, é o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, recentemente eleito para o biênio 2003/2004. A Entidade é integrada pelos titulares das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal e tem por finalidade coordenar e articular políticas de interesse da educação no âmbito estadual.

Assessoria de Imprensa – SEE/SP