• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/01/2014
Sociedade

Galeria de fotos mostra como foi a volta às aulas na rede estadual no início da semana

Portal da Educação registrou atividades e recepção de alunos em escolas da capital paulista

Nesta segunda-feira (27), mais de 4 milhões de alunos voltaram às aulas na rede estadual de ensino. O Portal da Educação acompanhou o momento da recepção e primeiras atividades em escolas da capital paulista, que pode ser visto na galeria de fotos acima.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Secretaria da Educação do Estado recepcionou todos os estudantes com a entrega de um kit totalmente gratuito, composto por lápis, caneta, borracha, caderno, régua, lápis de cor e instrumentos de geometria. O secretário da Educação, professor Herman Voorwald, esteve na Escola Plínio Caiada de Castro Júnior, na zona leste da capital, para dar início à distribuição do material escolar e anunciar novidades para 2014.

Mudanças

A Secretaria adotou este ano um calendário especial por causa da Copa do Mundo. A alteração foi elaborada para manter os 200 dias letivos preconizados, sem que o campeonato interfira na rotina escolar. Por isso, o retorno dos estudantes às aulas foi antecipado para o final de janeiro e as férias do meio do ano acontecem entre 12 de junho e 13 de julho, período dos jogos de futebol.

“Para 2014, projetamos avanços, com investimentos em novos instrumentos de aprendizagem, renovação de equipamentos e o compromisso de sempre fortalecer o ensino da maior rede do País”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. 

Este ano também, a Secretaria vai aumentar a frequência da avaliação diagnóstica – um sistema que mapeia conhecimentos em língua portuguesa e matemática e oferece um panorama de aprendizagem personalizado de cada aluno. Até 2013, esta avaliação era semestral e agora passa a ocorrer bimestralmente.

Também de maneira inédita, os alunos vão vivenciar as mudanças na Progressão Continuada anunciadas em 2013. Após três anos de estudos e reuniões realizadas com mais de 20 mil profissionais, a Secretaria estabeleceu a ampliação de dois para três ciclos no Ensino Fundamental. Isso significa que, a partir de agora, a possibilidade de retenção dos estudantes, que acontecia no 5º e 9º ano, passará a ocorrer no 3º, 6º e 9º ano.

#album[2563]top#