• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/04/2014
Conselho de Escola

Gestores escolares, alunos e pais se unem e planejam metas para o ano letivo no “Dia D”

E.E. Professor Wolny de Carvalho Ramos, da zona leste de São Paulo, envolveu cerca de 2 mil alunos

Com o anfiteatro da escola cheio, estudantes, pais e funcionários da E.E. Professor Wolny de Carvalho Ramos, da zona leste da capital paulista, se mobilizaram para o “Dia D” de autoavaliação, realizado nesta quarta-feira (9), com o objetivo de definir metas para o ano letivo de 2014.

Antes do evento, a direção trabalhou junto com o grêmio estudantil para motivar a participação dos cerca de 2 mil alunos da unidade. O resultado foram mais de 20 salas contribuindo com sugestões que foram votadas ao longo do dia, para fazer parte do planejamento estratégico.

“Um grupo ficou responsável por avaliar a parte pedagógica, outro a aplicação dos recursos financeiros e gestão democrática”, explica a professora de história do Ensino Médio, Daniela Genaro.

Protagonismo juvenil

Nas mãos, o estudante do Ensino Médio Gabriel Augusto Akita segurava um formulário com diversas ideias para a direção. O documento foi distribuído a todos os participantes do “Dia D” para opinar sobre infraestrutura, aulas e outros assuntos presentes na rotina escolar . “Para nós alunos é importante ter contato com a direção e falar como achamos que a escola pode contribuir com o nosso dia a dia, pois é aqui que passamos a maior parte do nosso tempo”.

Para o diretor Emerson Ferradosa, a participação dos alunos nesse processo é fundamental. “O aluno é o sujeito dentro da escola. É o protagonista que pensa a escola para ele mesmo. A escola que ele quer para obter uma formação plena”, afirma.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sobre o Dia D

A Secretaria da Educação convidou todas as 5 mil escolas da rede estadual de ensino a se mobilizarem no “Dia D” de autoavaliação para fazer um balanço dos pontos positivos de cada escola e traçar estratégias para áreas que precisem de mais atenção. Gestores, funcionários, pais, alunos, integrantes dos Conselhos de Escola, presentes em todas as unidades, e dos Grêmios Estudantis são figuras importantes no evento.