• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/04/2005
Últimas Notícias

Gestão Compartilhada

Parceria Pioneira entre Estado e Município é assinada em Santos “Santos é pioneira na parceria com o Governo. Em 96, foi a primeira cidade do Estado a ser municipalizada. Hoje, […]

Parceria Pioneira entre Estado e Município é assinada em Santos

“Santos é pioneira na parceria com o Governo. Em 96, foi a primeira cidade do Estado a ser municipalizada. Hoje, é a primeira a ter um projeto de gestão compartilhada”, disse o secretário-adjunto de Educação, Paulo Barbosa, ao assinar o protocolo de intenções entre a Prefeitura de Santos e o Governo Estadual, nesta quinta-feira (dia 14).

O local escolhido para o evento, numa bela manhã de sol, foi a Praça Mauá, localizada em frente a um dos mais belos cartões postais da Cidade: o Paço Municipal. “Essa é mais uma prova de que a Educação é uma das prioridades do governador Geraldo Alckmin. Prioridade na prática, não só na discussão”, disse o secretário-adjunto.A escolhida para desenvolver o projeto-piloto foi a EE dos Andradas, no bairro Aparecida, e que atualmente atende 700 alunos.

COMO SERÁ

Pelo projeto, parte da escola será administrada pela Prefeitura de Santos, que será responsável pela educação infantil (0 a 6 anos) em período integral, e ensino fundamental (1ª a 4ª série) em período parcial. A outra parte será de responsabilidade do Estado, que dará continuidade ao atendimento de 5ª a 8ª série, e também ao ensino médio. Com isso, o aluno que ingressar na creche poderá permanecer na escola até a conclusão da chamada educação básica. As reformas de adaptação do prédio para atender aos alunos de 1ª a 4ª série serão pagas pelo município, que deverá investir mais de R$ 2 milhões nas obras de adequação. A idéia da Secretaria Municipal de Educação de Santos é abrir vagas para 600 alunos, a partir do próximo ano letivo. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, se mostrou confiante nos resultados. “Tivemos a compreensão do secretário Gabriel Chalita, o empenho de Paulo Barbosa, secretário-adjunto. Estamos trabalhando para que os recursos do Estado se associem aos recursos do Município. Assim, o ensino público poderá ser visto de uma só forma, e ter a mesma qualidade.”

EDUCAÇÃO E A MÍDIA IMPRESSA FOI TEMA DE OUTRO EVENTO

Cerca de duas mil pessoas, a maioria educadores, lotaram o Ginásio de Esportes da Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, para assistir a abertura do Encontro Nacional de Jornal na Educação, nesta quarta-feira (dia 13). O encontro, que vai até amanhã, é realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Jornal Diário de Suzano e tem apoio da Secretaria de Estado da Educação, diretorias de Ensino de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba e Universidade Braz Cubas.

 

 

 

 

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, ressaltou a importância que o veículo tem em sala de aula. ” O jornal pode trabalhar a interdisciplinaridade com disciplinas como História, Geografia e fatos recentes”. Outro ponto lembrado pelo secretário é o fato do jornal trabalhar mais com a criatividade do que a tevê. “Quando você lê um texto imagina o que não está vendo, ao contrário do que acontece com a televisão”. Chalita também lembrou que os alunos, muitas vezes, têm mais acesso aos meios de comunicação que seus mestres. Uma realidade que, segundo ele, deve ser trabalhada pelo professor. “O educador deve trabalhar com todos os elementos de informação de um aluno, que já recebe vários tipos de mensagem. E papel do professor é transformar informação em conhecimento.” O secretário disse ainda que a preocupação com o mundo atual deve ser constante. “Existe a necessidade de nós, professores, reavaliarmos o tempo todo nossa prática pedagógica e admitir nossos erros”. E depois de citar o famoso verso do poeta português Fernando Pessoa, disse: ” A alma do educador não pode ser pequena”.

Celso Bandarra