sexta-feira, 11/11/2016
Gestão Democrática

Gestão democrática: questionário segue disponível para comunidade escolar até o dia 25

Estudantes, professores e pais podem participar de enquete sobre atualização da legislação escolar

Até o dia 25 de novembro, pais, alunos, e professores podem responder um questionário online da Educação sobre a gestão democrática na rede estadual. A enquete faz parte de uma série de iniciativas para atualizar a legislação e ampliar as ações de grêmios, associação de pais e mestres e conselho escolar. Clique aqui e responda o questionário.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O resultado do questionário será utilizado para traçar um diagnóstico mais preciso sobre a situação atual dessas três instâncias. Boa parte delas entraram em vigor há mais de 20 anos e precisam se adequar à nova realidade da rede. A próxima fase terá início em 2017 com a realização de encontros regionais e estadual, incluindo a participação da União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros atores importantes para a construção das diretrizes.

A partir dessas contribuições e de uma consulta pública aberta em todos os municípios paulistas é que o projeto de lei será elaborado e encaminhado à Assembleia Legislativa. Aprovado, professores, supervisores de ensino e equipes passarão por curso de formação com o intuito de garantir a implantação no currículo das escolas.

Grêmios em 90% das escolas de São Paulo

Uma das instâncias em debate, e importantes para o processo democrático nas escolas, são os Grêmios Estudantis. Em 2016, após a primeira eleição unificada, a rede aumentou em 45% o número de agremiações eleitas pelo voto direto. De acordo com a pesquisa, 4.515 unidades – ou 90% das unidades de ensino – têm representantes.