sexta-feira, 29/12/2017
Crédito: A2img / Mastrangelo Reino
A Escola Que Queremos

#GestãoEmFoco: escolas participantes registram bons resultados no ensino

Iniciado em 2016 na DE Leste 4, agora o programa se expandiu e deve ser implementado em 39 diretorias até 2018

Em 2016, a Educação implantou o projeto piloto Gestão em Foco, com a aplicação do MMR (Método de Melhoria de Resultados). A ação garante a melhoria continuada da qualidade do aprendizado de alunos matriculados nas escolas da rede. A Diretoria de Ensino Leste 4 foi escolhida para a implementação e a partir de então foram possíveis mudanças positivas em 77 escolas participantes. Em 2017, o Gestão em Foco cresceu e agora é aplicado por 13 DE’s na capital paulista em mais de mil escolas estaduais.

– Vídeo 1: Confira 8 passos para melhorar os resultados na gestão escolar

– Vídeo 2: Saiba como o MMR estimulou alunos a escreverem livro de poesias

Na prática, o programa une metodologia e ferramentas que auxiliam a implementação das políticas educacionais da Secretaria da Educação. A partir disso, as escolas têm metas a atingir e traçam, junto com a Diretoria de Ensino, um plano de ação.

Ainda em 2017, aconteceu na sede da Educação o 1º Seminário de Práticas – MMR, quando representantes das DE’s da capital puderam apresentar projetos que se tornaram destaque.

Todos os projetos atendem os três parâmetros do Idesp: Fluxo, Desempenho em Matemática e Desempenho em Língua Portuguesa. Além de trabalhos com o foco na aprendizagem dessas duas disciplinas, foram apresentadas práticas de formação de professores com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas, que resgataram o interesse de alunos com risco de evasão e/ou reprovação por nota.

“O impacto na sala de aula, eu acho que foi altamente positivo porque mobilizou toda uma comunidade escolar em torno de uma melhoria de resultados. Esse método mexe com as pessoas, ele desafia as pessoas, ele mostra resultados educacionais que às vezes não são bons e então desafia as pessoas a criarem ações para que a gente possa melhorar esses resultados”, disse o dirigente regional de ensino da DE Leste 4, José Carlos Francisco.

O objetivo do método é que a sistemática de acompanhamento facilite o monitoramento das ações e dos seus resultados, a correção de rumos e o compartilhamento de boas práticas.

“O método consiste em oito passos, que é primeiro você identifica o problema que a escola tem, você quebra o problema que essa escola tem em problemas menores na unidade escolar, você identifica as causas desses problemas e constrói um plano de melhoria de resultados, baseado no problema real da escola”, disse a supervisora regional de ensino da DE Leste 4, Aparecida Lúcia Novaes Oliveto.

Ampliação do Gestão em Foco

Mais 39 Diretorias de Ensino serão incorporadas ao Programa Gestão em Foco, em 2018. O I Seminário de Boas Práticas do Programa reuniu dirigentes e diretores de escola para disseminar as ações desenvolvidas nas escolas das 13 Diretorias que participaram do Programa em 2017.

“Este foi um grande momento do que chamamos de ‘tempestade de ideias’. O Seminário nos fez perceber que há outros projetos em outras escolas que a gente pode aproveitar, e que as outras Diretorias podem também incorporar as nossas ideias”, disse a gestora de projetos do MMR da DE Norte 2, Andrea Valete Machado.

“Hoje foi uma grata surpresa ver o cardápio variado de boas ações durante a apresentação. Muitos estavam anotando, registrando. Então, nós percebemos o quanto esse momento de compartilhamento é fundamental e essencial para oxigenação do Programa e das ações nas diretorias e nas escolas”, completou a gestora do Programa, Frabrícia Gomes Nieri.