Conheça a mascote do projeto, eleita pelo voto popular!
Com mais de 91 mil votos computados, chegou ao fim a eleição da mascote do projeto Gestão Democrática! O vencedor, com 32 mil votos, foi o desenho enviado pela aluna Isabelly Lesse, da E. E. Professora Paulina Rosa, da região de Sumaré. A mascote "SuperDialogus" foi pensado em detalhes para representar a participação, a transparência e a democracia, pilares da iniciativa.


Democracia na Educação, Educação para a Democracia:
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está discutindo a modernização da gestão democrática nas escolas públicas paulistas. A ideia é unir todos os interessados - estudantes, professores/gestores/servidores, pais/responsáveis e sociedade civil - no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres. O objetivo do projeto é ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.
As etapas do projeto
Diagnóstico
Agosto/2016 a Janeiro/2017Local
Fevereiro a Junho/2017Regional
agosto a setembro de 2017Estadual
Outubro/2017 e 1° sem/2018
Participe da construção da Gestão Democrática
Contribuições
O formulário para o envio de contribuições ao projeto ficou disponível para participação de todos entre os dias 30/08 e 08/11/2016. No período, a Educação recebeu 1.412 contribuições de estudantes, professores, gestores, servidores, pais, responsáveis e sociedade civil.
Confira aqui o resultado!Entre em contato
A participação de todos é fundamental para que a construção do projeto seja um sucesso. Para isso, todos os canais da Secretaria da Educação estão abertos para receber sugestões, dúvidas e interações. Entre em contato com a gente!
Entre em contatoDivulgue
Participou dos encontros locais ou regionais e de outras atividades do projeto? Conte-nos sobre a sua experiência, envie fotos, depoimentos e contato. Contamos com a sua mensagem para acompanhar todas as etapas deste projeto.
DivulgueO objetivo do projeto é inscrever os valores da democracia no cotidiano das escolas e nas relações dos elementos que compõem a sua comunidade. Espera-se também dar início a uma nova maneira de se pensar as políticas públicas, com foco na transparência e no diálogo.
A gestão democrática na rede
Escola da Família
Desde agosto de 2003 a Educação, por meio do programa Escola da Família, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana. Desta forma, a sociedade encontra na escola um espaço democrático de lazer, acesso a serviços públicos e experiência de convívio e solidariedade.
Grêmio Estudantil
Um espaço de debate, trabalho em grupo e novas ideias. Os grêmios estudantis estimulam a participação dos jovens na vida escolar e também na rotina da comunidade, por meio de projetos nas áreas de cultura, esporte, social e política. Dessa forma, é possível aumentar a representatividade dos estudantes e aprimorar a gestão democrática.
Conselho de Escola
O Conselho de Escola é um importante canal para uma gestão democrática. O grupo envolve representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Por meio da construção coletiva, os conselhos têm buscam constituir um espaço de troca de ideias e de novas maneiras de compartilhar o poder de decisão e a corresponsabilidade da escola.
FIPESP
A Frente de Instituições Públicas pela Educação de São Paulo (FIPESP) aposta na construção participativa das políticas públicas como solução para os desafios da Educação. A meta é unir esforços dos agentes responsáveis pela elaboração das leis e pelo controle de ações do Poder Executivo para torná-los ainda mais capazes de atender demandas da sociedade.
Associação de Pais e Mestres
A Associação de Pais e Mestres é uma instituição auxiliar da escola, é uma entidade de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem fins lucrativos. A APM foi criada, entre outros objetivos, para favorecer o entrosamento entre pais e professores, possibilitando a melhoria do ensino. Saiba mais aqui.