Em outubro, a Secretaria da Educação reunirá pela primeira vez líderes das escolas estaduais de diversas regiões em um mesmo local. O I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis, marcado para os dias 25 e 26, faz parte do projeto Gestão Democrática e tem como objetivo ampliar as estratégias de mobilização da rede. Os interessados devem enviar até o dia 22 de setembro um vídeo-cadastro. Serão selecionados para o evento 400 representantes.
Ao longo do filme, com duração máxima de três minutos, o estudante (entre 12 e 18 anos) deve explicar as ações desenvolvidas e implementadas pela agremiação em 2017. O vídeo será postado no YouTube e encaminhado à Diretoria de Ensino, junto com ficha de inscrição, declaração de liberação de direitos autorais e autorização do responsável.
Uma comissão formada em cada uma das 91 DEs terá até 11 de outubro para escolher o material com o maior número de curtidas e indicar os grêmios que a representarão, tendo por base a tabela de proporcionalidade descrita no regulamento. O resultado final será divulgado no dia 20 de outubro.
Número de grêmios cresce pelo 3º ano seguido
Pelo terceiro ano consecutivo, o número de grêmios estudantis cresceu na rede estadual. Um levantamento mostra que após o último pleito, finalizado em abril, 4.713 novas agremiações foram eleitas. Com isso, 92% das escolas contam agora com grupos de representantes escolhidos democraticamente e autônomos.
Em 2016, a proporção era de 88% (ou 4.513 unidades). A expansão é resultado direto de ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para garantir maior participação de estudantes na gestão. De acordo com a legislação, as chapas devem ser formadas por alunos de cada ciclo de ensino atendido: Fundamental Anos Iniciais e Finais (1º ao 9º ano); e/ou Médio.